O engenheiro de software está em sua quinta tentativa.
Publicado em
Por Simoni Leitempergher/Capitalist
Orkut Büyükkökten, o engenheiro de software turco conhecido por ser o criador da rede social Orkut, está embarcando em sua quinta tentativa de criar uma nova plataforma de mídia social. Após uma década desde o encerramento oficial do Orkut.com, ele planeja lançar uma nova rede que busca evitar as armadilhas do engajamento prejudicial.
Em uma entrevista à Bloomberg Línea, Büyükkökten explicou que a prevalência de conteúdo negativo nas redes sociais, como ódio e raiva, é impulsionada pelo aumento do engajamento. Com isso em mente, ele busca criar uma plataforma que promova interações mais saudáveis e construtivas.
O Brasil foi um dos maiores mercados do Orkut, representando 55% dos usuários da plataforma, totalizando 34 milhões. A nova rede social pode explorar essa nostalgia para atrair usuários brasileiros, especialmente a geração millennial, que ainda tem carinho pela plataforma original.
Orkut
Formado em engenharia informática pela Universidade Bilkent, Büyükkökten tem uma longa história na criação de comunidades online. Antes do Orkut, ele desenvolveu a rede social Club Nexus em Stanford durante seus estudos de doutorado em ciência da computação.
Após o sucesso do Orkut, Büyükkökten lançou a Hello, uma rede social multilíngue disponível em inglês, francês e português. No entanto, a plataforma foi encerrada em 2022 devido à baixa adesão, com apenas 1 milhão de downloads em três anos, em comparação com os 300 milhões de usuários ativos do Orkut em seu auge.
Rede social
Uma rede social é uma plataforma online que permite que pessoas ou grupos de pessoas se conectem, interajam e compartilhem informações, interesses, ideias, conteúdo multimídia e outras formas de mídia digital. Essas plataformas são projetadas para facilitar a comunicação e a interação entre os usuários, geralmente por meio de perfis pessoais ou páginas, onde podem compartilhar atualizações, fotos, vídeos, mensagens e outros tipos de conteúdo.
As redes sociais oferecem uma variedade de recursos, como a capacidade de adicionar amigos, seguir outros usuários, criar grupos com interesses semelhantes, participar de comunidades virtuais e participar de discussões em tempo real. Elas podem ter diferentes propósitos, desde conectar amigos e familiares, promover networking profissional, compartilhar interesses específicos até fornecer plataformas para atividades de marketing e publicidade.
Exemplos populares de redes sociais incluem Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube, Snapchat, WhatsApp e muitos outros. Essas plataformas desempenham um papel significativo na comunicação e interação social na era digital.
Saiba mais
FAB inicia estudos para avaliar compra de caças americanos F-16 usados