O link chega com a chamada “Auxílio Reconstrução”. Trata-se de um golpe digital que usa a identidade visual do Governo Federal e o nome de um programa legítimo, mas destinado, a famílias gaúchas após a tragédia do início do ano.
Autor:DOL Carajás com informações de Fato Regional
Um dos tipos de crime que não para de crescer no Brasil é o estelionato, especialmente aquele praticado por meio virtual. O total de golpes aumentou em 8,2% no país segundo o Anuário da Segurança Pública, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado no dia 18 de julho de 2024.
Foram quase 2 milhões de pessoas vítimas de algum tipo de golpe. Entre os motivos apontados para a alta está a popularização do Pix, ferramenta do Banco Central que permite transações financeiras gratuitas, e outros aplicativos bancários.
Um desses golpes está circulando em grupos de WhatsApp, e outras redes sociais, principalmente no sul e sudeste paraense. O link chega com a chamada “Auxílio Reconstrução”. Trata-se de um golpe digital que usa a identidade visual do Governo Federal e o nome de um programa legítimo, mas destinado, exclusivamente, a famílias gaúchas após a tragédia político-climática do início do ano.
Na mensagem fraudulenta, há um link para que a pessoa acesse, com a promessa de consultar se tem o valor para receber. Já no link é possível perceber que tem algo errado: é uma URL (endereço eletrônico da internet) que não tem o domínio dos serviços oficiais do Governo Federal, que é o GOV.BR. Todos os serviços públicos oficiais possuem um domínio oficial.
Outro golpe promete um valor de R$ 600, conforme abaixo, mas a informação não é verdadeira, é golpe:
Em alguns modelos diferentes da mensagem golpista, há uma sensação de urgência, dizendo que é o último dia para acessar ou que a liberação de recursos só está disponível naquele dia. A recomendação, caso veja essa mensagem do golpe digital do “Auxílio Reconstrução”, é denunciar aos administradores do grupo de conversas para apagarem a mensagem. E se receber diretamente, principalmente de um contato desconhecido, denuncie a mensagem dentro do próprio aplicativo.
O governo federal deu algumas dicas que todo cidadão deve pelo menos consultar, para não cair em golpes, principalmente os que usam os programas sociais e outros. Veja abaixo:
Toda vantagem tem que ser checada
Você recebeu alguma mensagem que te oferece algo muito interessante? Avalie melhor. Essa é a dica número um da internet. E quando se trata de Governo Federal, você pode contar com o Portal Gov.BR. Logo na primeira página, um espaço de pesquisa pergunta “O que você procura?”. Caso você receba alguma mensagem mencionando algum órgão do governo ou ministério, você pode procurar aquela informação diretamente no site oficial do órgão. Todos eles possuem também espaço para pesquisa.
Sites do Governo Federal terminam com extensão “.br”
A extensão “.br” caracteriza os sites brasileiros na internet. O Governo Federal não hospeda sites e sistemas usando extensões estrangeiras. Se você receber algum link mencionando uma política pública ou ação do governo que a home page não termine em “.br”, você pode estar diante de uma ameaça virtual. Então, não clique.
Saiba mais
‘Golpe do 0800’: sistema antifraude da Anatel vai identificar empresas que ligam
‘Golpes do PIX’ podem causar perdas de R$ 3 bilhões até 2027; saiba como se protege
Criminosos usam inteligência artificial para aplicar cinco novos golpes; veja como se proteger