Médica alerta: não jogue fora os fiapos brancos da tangerina
Grande parte das pessoas os eliminam por hábito ou textura e acreditam que os mesmos não têm utilidade, mas não é bem assim. Entenda!
Autor:Letícia Corrêa– Fonte:Correio 24 horas
domingo, 07/09/2025, 14:39
Rica em vitamina C, a tangerina, também conhecida como bergamota ou mexerica em algumas regiões do país, é uma fruta comum na mesa de muitos brasileiros. Apesar disso, é bom saber aproveitá-la da melhor forma para extrair os nutrientes necessários.
De gosto cítrico e perfume intenso, essa fruta é extremamente prática, o que a faz ser muito usual na geladeira, podendo ser consumida em qualquer ocasião, principalmente como sucos ou manualmente, com ou sem o uso de utensílios.
Seja no dia a dia, em um lanche rápido ou piquenique, a tangerina traz inúmeros benefícios, mas a forma como a utilizamos na alimentação, pode fazer uma grande diferença.
Comece por não tirar os fiapos brancos da fruta
Grande parte das pessoas elimina os fiapos da tangerina, talvez por incômodo ou textura, alguns acreditam que não têm utilidade. Apesar disso, esse hábito pode fazer com que os nutrientes contidos nesse alimento, se percam. É o que explica a médica Maria Muñoz, especialista em aparelho digestivo.
“Esse fiozinho que você costuma puxar se chama albedo. Ele protege a polpa contra insetos e microrganismos, reduz a oxidação, armazena nutrientes e protege da radiação solar”, detalha Muñoz em vídeo publicado nas redes sociais.
Benefícios à saúde
O albedo traz inúmeros benefícios ao organismo. “Ele é rico em pectina, fibra que retarda a absorção de açúcar.
Além disso, tem vitamina C e flavonoides, que fortalecem a imunidade e cuidam da pele e dos vasos sanguíneos. Ainda contém minerais como potássio e magnésio”, afirma Muñoz.
A junção de fibras, minerais e vitamina C transforma o albedo em um protetor contra o envelhecimento precoce. Ao ingerir os fios brancos, a quantidade de fibras e micronutrientes aumenta de forma natural, potencializando o valor da fruta.
O que mostram as pesquisas
Pesquisas comprovam essas características. Um estudo de 2006 publicado no Chemical Engineering Journal, avaliou a extração de pectina do flavedo e do albedo da casca da laranja.
Os resultados apontaram que o albedo, além de ser a estrutura que une os gomos, é uma importante fonte de fibras solúveis e antioxidantes. Os pesquisadores também ressaltaram que a maior quantidade de pectina está justamente nele.


Saiba mais
Governo Federal lança caneta emagrecedora para baratear custos do medicamento
É possível pegar doenças em banheiro público? Entenda os riscos
Nova variante da Covid avança e tem sintoma inusitado