Leite materno é uma fonte de alimento segura, saudável e eficaz
Agosto dourado é o mês dedicado para falar da importância do aleitamento materno. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o intuito de estimular a amamentação e conscientizar a sociedade sobre os seus benefícios. A cor “dourada’’ está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite
Amamentar é uma questão de saúde e contribui para o desenvolvimento do bebê, além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho. O Ministério da saúde recomenda que o leite materno seja alimento exclusivo até os seis meses de vida, e mesmo após a introdução de outros alimentos na dieta da criança, ele ainda é um alimento ideal até os dois anos de idade ou mais.
Em entrevista ao blog belém, a nutricionista Bianca Santos , disse que são inúmeros os benefícios da amamentação para mães e bebês. O leite que a mãe produz reduz o risco de mobirdade e mortalidade, além de ter uma composição nutricional balanceada que inclui todos os nutrientes essenciais e diferentes tipos de fatores biotipos. Muito desses fatores contribuem para o crescimento e desenvolvimento do bebê, bem como para a maturação do seu trato gastrointestinal.
“A interrupção prematura da amamentação pode ocasionar diversos perigos, uma vez que, além de diminuir a mortalidade, o leite materno diminui a incidência e a gravidade de diversas doenças, como: diarréia, infecção urinária e doenças alérgicas”, afirmou a nutricionista.
No estado do Pará, a Santa casa de misericórdia tem um dos maiores bancos de leite humano do norte do Brasil. Ela é responsável pela promoção de ações destinadas a incentivar o aleitamento materno, e ainda pela coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição do excedente de leite humano das doadoras, incluindo mães de recém-nascidos que não podem mamar.
Como doar leite materno – A mãe que deseja doar o seu leite excedente pode fazer o cadastro no Site: www.santacasa.pa.gov.br/cadastro-banco-de-leite/ ou ligar para 4009-2212/4009-2311/4009-0375, ou também entrar em contato pelo WhatsApp (91-988996326).
Saiba mais
Mounjaro chega às farmácias brasileiras em maio; saiba quanto custará
BEBIDA MILAGROSA?
Cardiologista coloca “rolha” no coração para diminuir risco de AVC