Blog Belem News

DESDE 2008

Divulgação

PF desarticula esquema de tráfico internacional de drogas com base logística no Pará

Além do Pará, o esquema também tinha forte atuação em Cascavel/PR, por onde a droga entrava vinda do Paraguai.

Diário do Pará
09/04/2025 12:26

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (19/04), a Operação Antigua, com foco na desarticulação de uma organização criminosa envolvida no tráfico internacional de drogas. Cerca de 80 policiais federais participaram da ação, com apoio do Comando de Aviação Operacional (CAOP) e do Grupo de Pronta Intervenção (GPI).

Durante as investigações, foi identificado que o estado do Pará, especialmente o município de Monte Alegre, funcionava como um dos principais pontos logísticos do grupo. A droga, oriunda da Bolívia, era transportada via rio Amazonas, fracionada em fazendas da região e redistribuída para outras partes do país.

Além do Pará, o esquema também tinha forte atuação em Cascavel/PR, por onde a droga entrava vinda do Paraguai, e seguia para São Paulo e Rio de Janeiro, abastecendo outras células do crime organizado.

Estrutura criminosa e lavagem de dinheiro no Pará

O grupo contava com uma rede de operadores financeiros e utilizava propriedades rurais no Pará para movimentar entorpecentes e lavar dinheiro. Pelo menos oito fazendas foram bloqueadas pela Justiça Federal, algumas estrategicamente localizadas às margens de rios, permitindo o transporte fluvial da droga sem chamar atenção.

Duas das propriedades receberam os nomes de “Fazenda Vera Cruz” e “Fazenda Vera Cruz III”, uma provocação direta à Operação Vera Cruz, que em 2012 já havia desmantelado parte da organização.

Ações da PF e mandados cumpridos

A Justiça Federal de Cascavel/PR expediu 54 medidas cautelares, incluindo:

  • 12 mandados de prisão preventiva
  • 1 medida cautelar com monitoração eletrônica
  • 20 mandados de busca e apreensão
  • 21 mandados de bloqueio de bens, imóveis e valores

As ações foram cumpridas nos estados do Pará (Monte Alegre) e do Paraná (Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu e Boa Vista da Aparecida).

Atuação internacional

A organização também possui ramificações internacionais, com dois líderes foragidos na Alemanha. A Justiça já solicitou a inclusão dos nomes na lista vermelha da Interpol.

A Polícia Federal segue firme no combate ao tráfico internacional de drogas e à lavagem de dinheiro, reforçando seu compromisso com a segurança da sociedade brasileira.