Serão também implantados paraciclos e bicicletários nos Terminas de Integração de Ananindeua e Marituba
19 Agosto 2023
Da Redação do BBN
A Rodovia BR-316, principal via de acesso a Belém, vai ganhar 22 quilômetros de ciclovias, segundo anunciou hoje (19), no Dia Nacional do Ciclista, o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) do Governo do Pará. As ciclovias vão proporcionar maior conforto e segurança a quem trafega de bicicleta pela rodovia, que está integrada ao sistema BRT Metropolitano, onde já estão sendo implantadas 13 passarelas com rampa de acesso.
Serão duas ciclovias, uma em cada sentido. Cada ciclovia terá 2,5 metros de largura e revestida com camada de asfalto de 4 centímetros de espessura. As ciclovias ficarão afastadas da calçada e separadas da pista destinada aos veículos.
O projeto também prevê a instalação de paraciclos em frente às estações de passageiros e bicicletários nos Terminais de Integração do BRT Metropolitano, em Ananindeua e Marituba, para que o ciclista possa guarda sua bicicleta.
Com as ciclovias e os bicicletários, o NGTM pretende possibilitar a integração entre os modais cicloviário e o transporte coletivo. O ciclista poderá deixar a bicicleta nos bicicletários desses terminais e lá de seguir viagem de ônibus, segundo o urbanista Paulo Ribeiro, do NGTM.
Ribeiro acrescentou que durante as obras serão disponibilizadas rotas sinalizadas para o ciclista ao longo da BR-316. Nesse período, os ciclistas também serão orientados a não dividir a pista com os veículos. A direção do NGTM não informou quando as obras serão iniciadas nem o custo do investimento.
Saiba mais
Cosanpa deixa Salinópolis sem águas
Deputado Priante visita a obra do terminal hidroviário de Icoaraci.
O emprsário André Tavares junto com outras empresas vão fazer o restauro da fachada da nossa Catedral Igreja da Sé.