Blog Belem News

DESDE 2008

Por decisão da Justiça, o processo (ação penal) contra Iranildo dos Santos Silva, por suposto crime de stalking (perseguição) contra mulheres do serviço público de Terra Santa (PA), foi colocado sob sigilo.

blog do jeso
11/01/2024

O ex-secretário municipal de Saúde, aliado do prefeito Doca Albuquerque (PSD) – e agora desafeto – responde as acusações em liberdade.

O juiz Rafael do Vale Sousa, de Terra Santa, foi quem assinou a decisão, na segunda-feira (8).

“Diante das informações trazias, bem como, por não verificar prejuízos às partes envolvidas, determino a tramitação do feito [processo] em segredo de justiça, devendo a Secretaria Judicial proceder com o necessário para tanto”, justificou.

Denúncia acatada

Servidor efetivo, Iranildo Silva, no exercício do cargo de titular Semsa nomeado pelo prefeito Doca, teria perseguido servidoras, notadamente as ocupantes de cargos temporários, valendo de sua função de superior hierárquico.

A ação penal por crime de stalking (perseguição e violência psicológica) contra o ex-secretário foi ajuizada pelo Ministério Público do Pará em setembro do ano passado. A denúncia foi acatada pela Justiça, e Iranildo da Conceição dos Santos Silva virou réu.

Doca Albuquerque só resolveu agir com relação ao caso em novembro passado, quando assinou portaria de abertura de PAD (Processo Administrativo Disciplinar) contra o aliado. Isso só depois de Iranildo Silva entregar um relatório a órgãos públicos de controle externo, inclusive à Câmara de Vereadores, com denúncias de corrupção (improbidade administrativa) praticadas na gestão do prefeito.

O PAD contra o suposto stalker fora recomendado pelo MPPA ao prefeito em agosto do ano passado.