O fogo se alastrou rapidamente pelo município e afetou uma reserva de mata que abrigava macacos de diversas espécies.
DOL
14/09/2023
ma ocorrência desesperadora tem preocupado os moradores de Alenquer, oeste paraense, e mobilizado as autoridades em busca de soluções.
Um incêndio atingiu uma área de preservação ambiental do município, por volta das 10h da manhã da última quarta-feira (13).
As chamas começaram em uma área urbana, próximo à saída da cidade e de várias residências, e se alastraram até uma reserva de mata, que abriga macacos de várias espécies.
Segundo o repórter local da RBATV, João Carlos, a área foi totalmente destruída pelo fogo. O incêndio, que também chegou a atingir o aeroporto da cidade, segue descontroladamente no município, que não possui equipe do Corpo de Bombeiros.
O prefeito de Alenquer, Heverton dos Santos Silva, afirmou em uma publicação que o governador do Estado, Helder Barbalho, autorizou os reforços do Corpo de Bombeiros de Santarém e uma aeronave estadual, que deverão se deslocar até o local e combater as chamas.
Até o momento não há registro de vítimas na região e, devido às chamas, ainda não foi possível verificar a situação dos animais que habitavam na área de preservação. Apesar de não haver confirmação sobre o que desencadeou o fogo, a suspeita é de que tenha começado com a queimada de lixo na área urbana.
Saiba mais
ARTE URBANA
‘Trataram minha filha como lixo’, diz pai da criança que morreu na UPA de Ananindeua
Pará: Parauapebas registra 2º tremor de terra em 2025