Pelas ruas, há vários pontos de descarte irregular de lixo, o que inclui até móveis nos entulhos
Diário do Pará
16/01/2024
A presença de lixo nas vias urbanas continua sendo um problema em diversos pontos de Belém. Ontem (15), a equipe do DIÁRIO percorreu alguns bairros e constatou vários focos de sujeira e reclamações da população.
Na Aldeia Cabana Davi Miguel, na avenida Pedro Miranda, no bairro da Pedreira, foi possível observar vários acúmulos de lixo, sendo que em alguns haviam garrafas de vidro, sofás, camas, madeira com pregos, plástico, restos de matéria orgânica e, de maneira preocupante, dezenas de tubos de coleta de sangue, materiais hospitalares que deveriam ser descartados de forma apropriada.
João Bosco, 42 anos, estava sentado próximo a uma pilha de resíduos nesse ponto. “ O odor é intenso, difícil até de respirar. Estou aqui apenas porque foi o único local onde encontrei um banco para sentar. É triste ver nossa cidade piorando a cada dia, suja e negligenciada pelo poder público. Para nós, moradores, é uma tristeza toda essa situação”, declara.
Ao longo da rua Canal São Joaquim, Barreiro, a situação é semelhante: a calçada que deveria estar livre para os pedestres está coberta de lixo. “As pessoas que passam por aqui até pensam que essa sujeira é devido a uma Associação de trabalhadores que lidam com reciclagem, mas não é o caso. Encontramos de tudo, exceto materiais recicláveis”, afirma Ivone Ribeiro, 49, autônoma.
Foi solicitada resposta à Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) sobre a regularidade da coleta de lixo nos bairros de Belém. Contudo, até o fechamento desta matéria, o órgão não se manifestou.
Saiba mais
Belém está entre os 10 destinos preferidos dos turistas. Veja lista e entenda
ABERTURA DO NOVO PONTO TURÍSTICO
Governo faz pedidos “esdrúxulos” a hotéis de Belém, dizem donos