Blog Belem News

DESDE 2008

Saraipora conduz o símbolo do Sairé, que representa a Santíssima Trindade — Foto: Alan Martins/g1

Aprovado projeto de lei que reconhece Sairé como patrimônio cultural imaterial do Brasil

G1 Santarém e região — PA

O distrito de Alter do Chão, em Santarém, no oeste do Pará, celebra uma conquista, o Sairé, festividade tradicional da região, acaba de ser reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, por meio de um Projeto de Lei aprovado na Câmara Federal. Isso representa não apenas um reconhecimento, mas também a valorização da manifestação cultural que une tradição, fé e diversidade. O prefeito Nélio Aguiar fez o anúncio nesta terça-feira (19) pelas redes sociais.

A conquista do título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil é fruto de um projeto de lei de autoria do Deputado Federal José Priante (MDB-PA). O projeto destacou a importância do Sairé para a cultura brasileira.

Boto homem em apresentação ao espetáculo do Sairé 2019 — Foto: Geovane Brito/G1

O Sairé é mais que uma festa, é uma expressão viva da identidade cultural de Alter do Chão. Realizado anualmente, o evento é uma celebração que mescla elementos religiosos, folclóricos e sociais. Sua origem remonta ao período colonial e ao encontro de diferentes culturas que deixaram suas marcas na região amazônica. Hoje, o Sairé é um espetáculo que envolve rituais religiosos, manifestações artísticas, danças típicas e a famosa disputa de botos Tucuxi e Cor de Rosa.