Com a participação do coordenador da bancada federal do Pará, deputado federal José Priante, a Sudam realizou no dia 2 de setembro a segunda reunião do Fórum de Gestores Federais. Ficou definido que os debates do Fórum acontecerão a cada 15 dias e serão temáticos reunindo representantes de cada órgão federal envolvido no respectivo assunto
Com a participação do coordenador da bancada federal do Pará, deputado federal José Priante, a Sudam realizou a segunda reunião do Fórum de Gestores Federais. Ficou definido que os debates do Fórum acontecerão a cada 15 dias e serão temáticos envolvendo representantes de cada órgão federal envolvido no respectivo assunto. O primeiro debate terá como tema a regularização fundiária. Priante se comprometeu em articular recursos junto à bancada para destravar obras estruturantes ao desenvolvimento da Amazônia, bem como atuar para reativar a comissão da Amazônia no Congresso Nacional.
Outra deliberação foi de que os órgãos federais farão neste mês de setembro um levantamento de suas necessidades mais urgentes, para que a Sudam articule recursos necessários ao enfrentamento das questões.
A ideia é unir forças e trabalhar de forma estratégica para dar solução a demandas urgentes, como já vem fazendo a parceria entre o Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que atuam juntos no combate a queimadas.
Pelos relatos dos participantes, os órgãos federais, de forma geral, sofreram um desmonte nos últimos seis anos, faltando recursos, estrutura e pessoal. O resultado são obras e serviços parados, necessitando de retomada urgente. Além do Sivam e Ibama, participaram representantes da UFPA, UFOPA, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Embrapa, Banco da Amazônia, DNIT, Conab, MAPA, Incra, MDA, Unifesspa, UFRA, IFPA e Cencipam
Saiba mais
Pará é o 2° maior produtor de bovinos do Brasil
Justiça Federal suspende decisão do TCU e Gerson Miranda é liberado para concorrer em Magalhães Barata
Perigo na palma da mão! Vítimas relatam golpes digitais