Butch Wilmore e Suni Williams estão no espaço desde junho de 2024 após a nave apresentar problemas técnicos
PODER360 29.jan.2025 (quarta-feira) – 10h52
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), pediu ao empresário Elon Musk que antecipe o retorno dos 2 astronautas que estão no espaço desde junho de 2024. A viagem, programada para durar uma semana, foi estendida por meses devido a problemas técnicos da espaçonave.
Na rede social Truth Social, Trump fez críticas ao ex-presidente Joe Biden (Partido Democrata) e afirmou que os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams foram “virtualmente abandonados” pelo antecessor.
“Acabei de pedir a Elon Musk e à @SpaceX para ‘ir buscar’ os dois corajosos astronautas que foram virtualmente abandonados no espaço pela Administração Biden”, escreveu Trump.

Wilmore e Williams viajaram ao espaço na nave Starliner, da Boeing. Devido a problemas técnicos, a Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, em português) definiu que seria mais seguro os astronautas retornarem à Terra em outro veículo, na missão Crew-9, da SpaceX (empresa de Musk). O retorno estava programado para fevereiro deste ano, mas precisou ser adiado em pelo menos 1 mês.
Em resposta a Trump, Musk afirmou que atenderia ao pedido e realizaria o retorno dos tripulantes “o mais rápido possível”.


Saiba mais
França aprova lei que acaba com ‘obrigação sexual’ entre pessoas casadas
Trump convida Lula para “Conselho de Paz” para Gaza, dizem fontes
Hitler tinha micropênis? Síndrome rara em nazista é revelada