Butch Wilmore e Suni Williams estão no espaço desde junho de 2024 após a nave apresentar problemas técnicos
PODER360 29.jan.2025 (quarta-feira) – 10h52
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), pediu ao empresário Elon Musk que antecipe o retorno dos 2 astronautas que estão no espaço desde junho de 2024. A viagem, programada para durar uma semana, foi estendida por meses devido a problemas técnicos da espaçonave.
Na rede social Truth Social, Trump fez críticas ao ex-presidente Joe Biden (Partido Democrata) e afirmou que os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams foram “virtualmente abandonados” pelo antecessor.
“Acabei de pedir a Elon Musk e à @SpaceX para ‘ir buscar’ os dois corajosos astronautas que foram virtualmente abandonados no espaço pela Administração Biden”, escreveu Trump.
Wilmore e Williams viajaram ao espaço na nave Starliner, da Boeing. Devido a problemas técnicos, a Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, em português) definiu que seria mais seguro os astronautas retornarem à Terra em outro veículo, na missão Crew-9, da SpaceX (empresa de Musk). O retorno estava programado para fevereiro deste ano, mas precisou ser adiado em pelo menos 1 mês.
Em resposta a Trump, Musk afirmou que atenderia ao pedido e realizaria o retorno dos tripulantes “o mais rápido possível”.
Saiba mais
EUA oferecem US$ 25 milhões por informações que levem à prisão de Maduro
Macron processa podcaster por alegar que a primeira-dama é homem
‘A fome impede de pensar’: Agência de notícias diz que seus jornalistas em Gaza enfrentam escassez de alimentos e risco de vida e pede retirada a Israel