Na década de 1960, o empresário japonês criou o protótipo do jogo que fez sucesso no mundo inteiro.
Autor:Thayná Coelho/DOL, com informações do Correio do Povo
domingo, 17/03/2024, 08:56
O karaokê é uma forma de entretenimento em que as pessoas cantam músicas populares acompanhadas de uma faixa instrumental pré-gravada. O termo “karaokê” tem origem japonesa e significa “orquestra vazia” (kara = vazio, okê = orquestra). Geralmente, as letras das músicas são exibidas em uma tela para que os participantes possam acompanhar enquanto cantam.
A maquina que virou diversão no mundo inteiro foi criada pelo empresário japonês Shigeichi Negishi, reconhecido como o inventor das máquinas de karaokê. Ele faleceu no 26 de janeiro deste ano devido a uma queda, mas só agora, em março, a informação foi foi tornada pública pela família. Ele tinha 100 anos. A notícia foi confirmada pelo Wall Street Journal, que publicou um extenso perfil em homenagem à sua memória.
Embora o nome não fosse muito conhecido, o legado de Negishi perdura há décadas graças à popularidade do karaokê, que conquistou o mundo.
Foi em 1967 que o empresário concebeu o primeiro protótipo de uma máquina de karaokê, combinando um toca-fitas com um microfone e uma caixa de som, permitindo que as pessoas cantassem sobre faixas instrumentais. Apesar de nunca ter patenteado sua invenção, foi através da Sparko Box de Negishi que o karaokê se tornou uma presença marcante em bares e festas em todo o mundo.
Saiba mais
EUA oferecem US$ 25 milhões por informações que levem à prisão de Maduro
Macron processa podcaster por alegar que a primeira-dama é homem
‘A fome impede de pensar’: Agência de notícias diz que seus jornalistas em Gaza enfrentam escassez de alimentos e risco de vida e pede retirada a Israel