Guilherme, casado com americana grávida, foi detido por suposta irregularidade migratória; família denuncia maus-tratos na prisão
MaisGoiás
22/07/2025
O ilustrador goiano Guilherme Lemes Cardoso e Silva, de 35 anos de idade, foi preso por agentes de imigração dos Estados Unidos ao buscar a filha na escola, no último dia 11 de julho, na cidade de Friday Harbor, estado de Washington. Guilherme vive no país desde 2016 e é casado com a norte-americana Rachel Leidig, que está grávida de sete meses do segundo filho do casal.
Segundo a família, a abordagem foi feita por dois agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas (ICE), que não apresentaram mandado judicial nem identificação oficial. A justificativa da prisão seria uma suposta irregularidade migratória, mesmo com Guilherme em processo de regularização da documentação dele.
“Ele não tem antecedentes criminais e já estava ajustando seu status migratório, pois é casado com uma cidadã americana. Também estava renovando seu Social Security, que já teve anteriormente”, afirmou Lara Carvalho, irmã do brasileiro, para um portal de notícia.
Guilherme foi transferido para o Northwest ICE Processing Center, em Tacoma, também em Washington, onde aguarda audiência marcada para o fim de julho. A família denuncia que ele está detido em condições degradantes: dorme no chão, recebe alimentos impróprios para consumo e tem acesso restrito a comunicação com a esposa e a filha.
A americana Rachel Leidig tem feito apelos nas redes sociais e procurado veículos de imprensa dos EUA para denunciar o caso. Ela pede a libertação imediata do marido e afirma que a prisão tem causado forte impacto emocional na família.
O Consulado do Brasil em São Francisco acompanha a situação, mas informou que, por se tratar de uma prisão imigratória nos Estados Unidos, a atuação se limita ao apoio consular e à garantia dos direitos básicos do cidadão.
A família teme que Guilherme seja deportado mesmo com os trâmites de legalização em andamento. “Ele só quer ficar com a esposa e os filhos. É injusto o que estão fazendo com ele”, disse a irmã.


Saiba mais
França aprova lei que acaba com ‘obrigação sexual’ entre pessoas casadas
Trump convida Lula para “Conselho de Paz” para Gaza, dizem fontes
Hitler tinha micropênis? Síndrome rara em nazista é revelada