A manobra foi feita devido os fortes ventos que atingiram a região
Autor:Alexandre Nascimento– Fonte:UOL
terça-feira, 18/03/2025, 22:15
O avião presidencial precisou arremeter na tarde desta terça-feira (18) durante a aproximação para pouso no aeroporto Bertram Luiz Leupolz, em Sorocaba, interior de São Paulo. A manobra foi necessária devido aos fortes ventos na região, que ultrapassavam os limites previstos para um pouso seguro.
De acordo com a Defesa Civil, rajadas de vento de até 54 km/h foram registradas na cidade no momento da aproximação da aeronave. Após 13 minutos da arremetida, o pouso foi realizado sem incidentes. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), a arremetida é um procedimento padrão adotado quando as condições meteorológicas não oferecem segurança total para a aterrissagem.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava a bordo, acompanhado dos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Luiz Marinho (Trabalho). A comitiva desembarcou em Sorocaba para uma visita à fábrica da Toyota e retornou para Brasília no mesmo dia.
Esta foi a segunda visita de Lula à cidade em menos de uma semana, já que, na última sexta-feira (14), ele participou da entrega de ambulâncias do Samu no município.
O episódio reforça a preocupação com as condições da aeronave presidencial. Em outubro do ano passado, um voo de Lula enfrentou uma pane durante o trajeto para a Cidade do México, obrigando o avião a sobrevoar a região por 4h30 com apenas um motor em funcionamento.
Após o problema ocorrido em 2023, chegou a ser discutida a aquisição de uma nova aeronave para uso presidencial. No entanto, o alto custo e o impacto político da compra levaram o governo a desistir da ideia por enquanto. Nos próximos dias, Lula deve embarcar para uma viagem internacional ao Japão, acompanhado dos presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre.
Saiba mais
Confira os celulares que ficarão sem WhatsApp a partir de maio
INCÊNDIO
LUTO