Blog Belem News

DESDE 2008

Reprodução

CONHECIDO COMO TAPEREBÁ

Produtores comemoram produção de cajá com festa e cavalgada

Os produtores do município de Curionópolis no sudeste paraense comemoram neste sábado (27) a“X Festa do Cajá”. Conhecido também como taperebá, fruto é bastante conhecido na região e pequenos produtores comemoram boa safra

Autor:DOL Carajás
sábado, 27/04/2024, 09:1

A Associação dos Pequenos Produtores do Leandro (Asprul) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater – Pará), através do Escritório Local de Curionópolis promovem neste sábado (27), a “X Festa do Cajá”, na localidade Curral Preto (a 38 km da sede do município) envolvendo os Projetos de Assentamentos Ipiranga, Cachoeira Preta, Barreiro Cocal e Sereno, em Curionópolis no sudeste paraense.

A Festa do Cajá é uma festividade cultural e tradicional idealizada pela Emater, há mais de uma década, só não foi realizada na época da pandemia da corona vírus. A Festividade é organizada Asprul e recebe apoio da prefeitura local, das cooperativas da região, de empresários e sobretudo, de agricultores e familiares.

A programação começou com um culto ecumênico em seguida uma cavalgada marcou o início dos fetejos. No final do trajeto é servido um churrasco para os participantes. Serão comercializados produtos derivados do taperebá, conhecido no sul e sudeste do Pará como cajá (vinho, pudim, licor, doces, bolos) e comidas típicas, além de promoção de palestras técnicas.

A animação musical é por conta de artistas da, se estendendo até o início à noite. O objetivo é divulgar a cultura e celebrar a produção anual do taperebá, que contribui para a geração de renda e emprego no município.

O FRUTO

A cajazeira (Spondias mombin ou Spondias lutea), é também conhecida pelos nomes de taperebá, trapevá, acaiá, acaiaba, acajá, acajaíba, ambaló, ambareira, ambareiro, ambaró, cajaeiro, cajarana entre outros.

Cavalgada também marca festejo neste sábado
 Cavalgada também marca festejo neste sábado |Divulgação

A safra que começou em dezembro de 2023, e se estende até abril de 2024, produziu mais 300 toneladas, cuja comercialização é realizada com as cooperativas rendeu as famílias envolvidas, um lucro de mais de um milhão de reais.

O valor da fruta in natura é em média de R$ 2,50 o quilo e processada em polpa custa em média R$ 13. Para comemorar a bem-sucedida produção é esperado neste sábado (27) um público de mais de mil pessoas. A incidência natural de árvores de taperebá em toda a Curionópolis, constitui uma atividade extrativista, o objetivo é estimular a preservação ampliação da fruticultura com a cultura do cajá e outras frutas regionais: açaí, cupuaçu e acerola.

A Festa do Cajá é uma festividade cultural e tradicional idealizada pela Emater, há mais de uma década
📷 A Festa do Cajá é uma festividade cultural e tradicional idealizada pela Emater, há mais de uma década |Divulgação

O coordenador Local Emater-Pará em Curionópolis o técnico em agropecuária Raimundo Jorge Lima propôs “precisamos ampliar a parceria com a prefeitura no tocante a pessoal e logística para ter mais condições de trabalho visando o fortalecimento da agricultura familiar.”