Blog Belem News

DESDE 2008

Título do Paysandu na Copa Verde abre vaga para mais um paraense na Copa do Brasil de 2025; entenda

Fabio Will e Pedro Cruz/O Liberal

O quase garantido título do Paysandu na Copa Verde 2024 permitirá que uma quarta equipe paraense dispute a Copa do Brasil de 2025. Isso porque os bicolores – que golearam o Vila Nova por 6 a 0 no jogo de ida da final do regional – entrariam na competição nacional do ano que vem direto na terceira fase – como é sempre assegurado ao campeão do certame regional. O jogo de volta ocorrerá na próxima quarta-feira (29), em Goiânia. Mas que equipe paraense herdaria a vaga destinada aos mais bem colocados no Parazão? É isso que a Federação Paraense de Futebol busca confirmar junto à CBF.

Segundo o Regulamento Específico (REC) da Copa do Brasil, o Pará tem direito a três vagas na competição. As duas primeiras precisam ser destinadas aos melhores colocados da primeira divisão do estadual e a terceira pode ser entregue, a critério da Federação local, para o campeão de um torneio seletivo ou equivalente.

Inciso 5º do REC da Copa do Brasil determina que duas vagas devem ser destinadas aos melhores colocados do estadual (Reprodução/CBF)

“Nos Estados que tenham direito a 3 (três) vagas, 2 (duas) vagas deverão ser obrigatoriamente direcionadas aos 2 (dois) Clubes melhores colocados na classificação final do respectivo Campeonato Estadual da principal série ou divisão, de acordo com a ordem de chamada acima, e somente a última vaga poderá ser concedida, a critério da Federação, ao Clube vencedor de 1 (um) Torneio Seletivo ou equivalente”, estipula do inciso 5º do REC.