Galera azulada e encarnada se reuniu para assistir aos espetáculos de Caprichoso e Garantido na abertura da 58ª edição do Festival Folclórico de Parintins, que começou na noite de sexta-feira (27) e seguiu até a madrugada deste sábado (28).
O Bumbódromo de Parintins viveu, nesta sexta-feira (27), o primeiro de seus três dias mais aguardados do ano. A abertura da 58ª edição do Festival Folclórico movimentou a Ilha Tupinambarana com um espetáculo grandioso dos dois bumbás.
O Boi Garantido exaltou os povos originários e a diversidade étnica e cultural da Amazônia. Já o Boi Caprichoso levou à arena a defesa da retomada de culturas ancestrais e populares, em uma apresentação marcada por força, identidade e arte.
Realizado tradicionalmente no último fim de semana de junho, o festival segue até domingo (29). Com milhares de torcedores apaixonados, Parintins espera receber um público de cerca de 120 mil pessoas em 2025.
Garantido
Quem foi o responsável por abrir a edição de 2025 do festival, foi o boi Garantido. Diretamente da arquibancada vermelha e branca, Israel Paulain surgiu e puxou a tradicional contagem encarnada e levou o público ao delírio logo nos primeiros minutos da apresentação.
O Boi Garantido surgiu em uma imponente serpente gigante. A cena marcou a evolução do bumbá, item de número 10 do espetáculo.
Na sequência, a vaqueirada também entrou em cena, reforçando o espetáculo visual da apresentação.

Garantido surge em serpente gigante e levanta a galera na estreia em Parintins — Foto: Patrick Marques, g1 AM
Após descer da grande serpente, o boi vermelho e branco foi saudado com entusiasmo pela galera encarnada e evoluiu diante dos jurados.
Jeveny surgiu de uma alegoria gigante, encantou o público com leveza e evoluiu com elegância diante dos jurados.

Porta-estandarte do Garantido, Jeveny Mendonça, durante ensaio técnico. — Foto: Matheus Castro/Rede Amazônica
A ex-BBB e cunhã-poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira, se transformou em uma onça durante sua evolução na primeira noite do festival.
A cena fez parte da encenação da lenda indígena Tapyra’yawara, figura mítica presente nas cosmologias de diversos povos originários da Amazônia. Assista a evolução abaixo.
O Boi Garantido também prestou uma homenagem à advogada Eunice Paiva, viúva do ex-deputado Rubens Paiva, morto pela ditadura militar brasileira.

Alegoria destaca quilombolas da Baixa da Xanda e religiões afro-brasileiras — Foto: Matheus Castro, g1 AM
Caprichoso
O Boi Caprichoso surgiu do alto na abertura da primeira noite do 58º Festival de Parintins. Içados por um guindaste ao lado do boi, o levantador de toadas Patrick Araújo e o apresentador Edmundo Oram fizeram parte do impacto visual da chegada azulada.

Caprichoso faz entrada aérea e marca primeira noite do Festival de Parintins 2025 — Foto: Daniel Landazuri, g1 AM






Saiba mais
Theatro da Paz e Teatro do Amazonas são candidatos a patrimônio mundial
Vai ficar em Belém? Veja locais bacanas para curtir a cidade com a família
Boi Garantido vence festival de Parintins e garante o 33º título