O artista estava internado em um hospital de São Paulo e chegou a se preparar para um transplante de rim, doado pela esposa.
Por Felipe Branco Cruz/Coluna O Som e a Fúria da VEJA
O cantor sertanejo Chrystian, nome artístico de José Pereira da Silva Neteo, que fazia dupla com o irmão Ralf, morreu na noite desta quarta-feira, 19, em São Paulo. Ele estava internado em um hospital de São Paulo para tratar de uma condição grave de saúde. A causa da morte não foi divulgada, mas em fevereiro deste ano, ele foi internado com rim policístico e chegou a se preparar para um transplante, com o órgão doado pela esposa, Key Vieira. A cirurgia foi adiada para o final do ano. O velório será a partir das 11h desta quinta-feira, em São Caetano do Sul. O cantor tinha um show marcado neste sábado, 22, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo.
Em nota oficial, a família do cantor lamentou a morte. “Chrystian dedicou 60 anos de sua vida à música sertaneja, construindo uma carreira brilhante e marcada por inúmeros sucessos. Sua voz inconfundível e sua paixão pela música trouxeram alegria e emoção aos fãs em todo o Brasil”, diz um trecho do texto.
Nascido em 3 de novembro de 1956, em Goiânia, Goiás, ele começou a cantar com seis anos em serestas da cidade. Seu talento o levou a gravar, ainda na infância, um disco em São Paulo. A família,então, se muda para São Paulo, para tentar a carreira. Todos os dias, pai e filho caminhavam do bairro da Vila Gustavo até a TV Bandeirantes para tentar a sorte na emissora, no programa de Vicente Leporace.
Já adulto, em 1973, ele lança a música Don’t Say Goodbye, que ganhou imenso sucesso ao ser incluída na trilha sonora da novela Cavalo de Aço, com Tarcísio Meira e Gloria Menezes. Na época, no entanto, ele era obrigado pela gravadora a cantar em inglês e a capa do disco não trazia a sua foto e, sim, a de um modelo, para que ninguém soubesse que se tratava de um cantor brasileiro.
A partir de 1980, após formar dupla com o irmão Ralf, ele faz uma guinada para a música sertaneja, regravando grandes sucessos do gênero, como Amargurado, de Tião Carreiro. O sucesso nacional veio no quarto disco, com a música Chora Peito. Em outra novela, Pacto de Sangue, a dupla foi a primeira a lançar uma música sertaneja como trilha sonora, Saudade.
Os irmãos se separaram no início dos anos 2000, mas apresentavam-se juntos vez ou outra, lançando, inclusive, dois álbuns comemorativos. Desde 2021, Chrystian se apresentava solo, na turnê Romance.
Nota de pesar da família:
“Com imenso pesar, a família e a equipe de Chrystian, comunicam o falecimento do nosso querido esposo, pai e artista, ocorrido no Hospital Samaritano, em São Paulo.
Chrystian dedicou 60 anos de sua vida à música sertaneja, construindo uma carreira brilhante e marcada por inúmeros sucessos.
Sua voz inconfundível e sua paixão pela música trouxeram alegria e emoção e sua paixão pela música trouxeram alegria e emoção aos fãs em todo o Brasil.
Ao longo de sua trajetória, Chrystian esteve sempre na estrada, compartilhando seu talento e carisma em incontáveis shows, onde conquistou e encantou gerações de admiradores.
Neste momento de profunda dor, encontramos consolo nas memórias dos momentos felizes e nas canções que ele nos deixou.
Agradecemos de coração todo o apoio, carinho e respeito que recebemos dos fãs, amigos e colegas de profissão.
Chrystian viverá para sempre em nossos corações e através de sua música, que continuará a inspirar e emocionar a todos.
Com amor e saudades
Esposa e Filhos.”
Saiba mais
Bar de Belém distribui cerveja grátis para celebrar tornozeleira de Bolsonaro
Pablo Marçal pede que justiça proíba exibição de programa do SBT
Bar de Belém promete chope grátis se Bolsonaro for preso