Campanha surgiu em 1995, a partir do discurso da médica a Joycelyn Elders, então cirurgiã-geral dos EUA, para a ONU
Autor:Júlia Marques– Fonte:Metrópoles
quinta-feira, 01/05/2025, 13:51
Marcado pelo Dia das Mães, maio também é internacionalmente reconhecido pelo “Mês da Masturbação”, uma campanha que busca promover a saúde sexual e o direito ao prazer e que teve origem a partir de um episódio controverso envolvendo política e educação sexual nos Estados Unidos.
A iniciativa surgiu em 1995, após a demissão da médica Joycelyn Elders, então cirurgiã-geral dos Estados Unidos. Durante uma conferência da ONU sobre AIDS, em 1994, Elders sugeriu que a masturbação fosse abordada em programas de educação sexual nas escolas do país como uma forma segura de atividade sexual entre jovens.
Na ocasião, a médica foi questionada se achava apropriado promover a masturbação como meio de impedir que os jovens se envolvam em atividade sexual arriscada. “Quanto à pergunta específica em relação à masturbação, acho que é algo que faz parte da sexualidade humana e é parte de algo que talvez devesse ser ensinado. Mas nem sequer ensinamos aos nossos filhos o básico. E sinto que tentamos a ignorância por muito tempo e é hora de tentarmos a educação”, respondeu.
Na época, as declarações feitas pela especialista geraram forte repercussão política e ela foi forçada a renunciar ao cargo de cirurgiã-geral no mesmo ano. Como forma de resposta a situação, um sex shop com sede em São Francisco, que era referência no movimento pela sexualidade positiva, criou o “Mês da Masturbação”, também conhecido como “Maysturbation”, junção de ‘maio’ e ‘masturbação’ em inglês.
A proposta da data era homenagear a médica Joycelyn Elders, além de ampliar o debate sobre o papel da masturbação na saúde sexual, livre de tabus e preconceitos. Atualmente, a campanha defende a prática como natural e benéfica, com potencial para melhorar o autoconhecimento corporal, reduzir riscos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e estimular uma vivência mais saudável da sexualidade.
Dia Nacional da Masturbação
Além do mês temático, a data também inclui o Dia Nacional da Masturbação, celebrado em 28 de maio. A ocasião é dedicada à valorização do prazer individual e à luta por uma educação sexual mais inclusiva e baseada em evidências.
Saiba mais
Bar de Belém distribui cerveja grátis para celebrar tornozeleira de Bolsonaro
Pablo Marçal pede que justiça proíba exibição de programa do SBT
Bar de Belém promete chope grátis se Bolsonaro for preso