Quem bebe acompanhado do parceiro vive mais, diz estudo.
O estudo sugeriu que casais que consumem bebida juntos de forma moderada, tendem a viver por muito mais tempo.
Autor:Letícia Corrêa com informações do Metrópoles
domingo, 07/04/2024, 19:35
Para muitas pessoas, beber moderadamente ao lado da pessoa amada é uma forma de compartilhar momentos e estreitar laços, além de celebrar até mesmo pequenas conquistas.
Um estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, descobriu que casais que bebem moderadamente tendem a viver mais que os outros.
A longevidade média daqueles que compartilham o hábito de consumir quantidades moderadas de bebida com seus parceiros amorosos costuma ser maior do que a de casais que bebem excessivamente, de duplas que não bebem e de cônjuges que mantém descompasso entre os hábitos alcóolicos.
A pesquisa foi feita usando informações de 4,6 mil casais que responderam ao levantamento Health and Retirement Study (HRS). Os cônjuges tinham mais de 50 anos e estavam em relações saudáveis.
“Também descobrimos que casais que bebem juntos tendem a ter melhor qualidade de relacionamento, e isso pode ser explicado porque aumenta a intimidade e o companheirismo”, detalhou a socióloga Kira Birditt, que chefiou o estudo, em entrevista ao site da universidade.
O estudo foi publicado em 2023 na revista acadêmica The Gerontologist. Para os pesquisadores, a concordância em relação ao consumo de álcool pode ser um reflexo da compatibilidade dos parceiros, da intimidade e da satisfação no relacionamento.
Ainda que a pesquisa pareça uma recomendação para aumentar as oportunidades de confraternização alcoólica, é preciso cautela, pois o uso constante e exagerado do álcool traz riscos à saúde bem documentados.
A autora da pesquisa aponta ainda os limites do estudo. “A definição de beber é ampla, examinando se um dos participantes havia bebido ou não nos últimos três meses. Além disso, não sabemos por que o consumo está associado a uma melhor taxa de sobrevivência, pode apenas ser um resultado associado. Temos que avaliar como é o dia a dia deles para resultados mais claros”, pondera Kira Birditt.
Saiba mais
Bar de Belém distribui cerveja grátis para celebrar tornozeleira de Bolsonaro
Pablo Marçal pede que justiça proíba exibição de programa do SBT
Bar de Belém promete chope grátis se Bolsonaro for preso