Além do pontífice, há rumores de que Vladimir Putin também possa vir à capital paraense. Veja o que se sabe!
Autor:DOL– Fonte:Diário Tocantinense
quinta-feira, 31/07/2025, 22:44
Belém já está no clima da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, marcada para acontecer entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025. E se você acha que vai ser só mais um evento internacional, segura essa: segundo a jornalista Fernanda Cappellesso, do Diário Tocantinense, o Papa Leão XIV já confirmou presença — e há até rumores de que Vladimir Putin possa aparecer.
De acordo com Cappellesso, o pontífice deve participar da abertura da conferência com um discurso voltado à justiça climática. Conhecido pelo seu engajamento ambiental desde a encíclica Laudato Si’, o Papa teve o convite entregue pessoalmente pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, em nome do presidente Lula.
Já a possível presença de Putin, ainda que não confirmada, tem gerado movimentações discretas no Itamaraty, segundo Fernanda. Por conta do mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional contra o líder russo, sua participação por videoconferência é vista como a opção mais segura e menos polêmica.
Enquanto isso, Belém já entrega grandes obras. Com expectativa de receber até 60 mil participantes, a cidade trás duplicação de avenidas, melhorias na orla do Rio Guamá e reforço no transporte público fazem parte do pacote. A hospedagem também será criativa, com embarcações, alojamentos temporários e até escolas servindo de abrigo.
A segurança será comandada por uma força-tarefa federal que inclui Exército, Polícia Federal, Força Nacional e órgãos de inteligência, para garantir que a visita de líderes globais ocorra sem imprevistos.
Com a cidade sob os holofotes, Belém ganha um papel de destaque no debate climático mundial.
Líderes mundiais confirmados na COP30
Diversos líderes mundiais são esperados em Belém para a COP30, embora as confirmações oficiais ainda estejam sendo anunciadas aos poucos. A expectativa é de que nomes como o secretário-geral da ONU, António Guterres; o presidente da França, Emmanuel Macron; o presidente da Colômbia, Gustavo Petro; a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen; outros chefes de Estado de países europeus e latino-americanos, além de representantes de grandes blocos internacionais, participem do evento. A expectativa é de que outras participações sejam anunciadas nos próximos meses. Estima-se a presença de até 150 delegações internacionais, reforçando o peso global da conferência e colocando a capital paraense no centro das atenções diplomáticas.
Última vez de um Papa em Belém
A última vez que um Papa esteve em Belém do Pará foi há mais de 30 anos. Em outubro de 1991, o Papa João Paulo II visitou a capital paraense durante sua terceira viagem ao Brasil. A passagem histórica reuniu multidões e marcou a cidade com celebrações religiosas memoráveis. Se o Papa Leão XIV realmente vir para a COP30, Belém já está preparada para novamente receber o líder máximo da Igreja Católica, desta vez com os olhos do mundo voltados também para o futuro do planeta.
Saiba mais
Antigo prédio da Receita Federal vai virar hotel em Belém
‘COP em Belém será um sucesso porque ela corresponde aos nossos objetivos’, destaca Macron
Uma volta na ilha do Combu: veja o roteiro de Macron em Belém e no Rio de Janeiro