Blog Belem News

DESDE 2008

Fenômeno tradicional da cultura norte-americana ocorre nesta quinta-feira (10) e marca a Lua cheia de julho

Autor:Júlia Marques– Fonte:Metrópoles
quarta-feira, 09/07/2025, 13:57

Na noite desta quinta-feira (10), o céu deve ganhar um brilho especial com a ‘Lua do Veado’, nome tradicionalmente dado à Lua cheia do mês de julho. O fenômeno poderá ser observado entre as 18h e as 6h da manhã seguinte, com a Lua posicionada no horizonte leste no momento em que o Sol se põe no oeste.

A Lua cheia ocorre quando o satélite fica na posição oposta ao Sol e se revela completamente iluminado para quem observa da Terra. No entanto, o que torna essa fase de julho especial é o nome considerado por muitos como curioso e a cultura por trás dele.

De onde vem o nome “Lua do Veado”?

O apelido foi dado por povos antigos norte-americanos, que tinham o costume de dar nomes a cada Lua cheia do ano com base em aspectos naturais e culturais da época. Julho, por exemplo, é o período em que cervos e veados nos Estados Unidos iniciam o crescimento dos chifres, símbolo da entrada na fase adulta.

“Em algumas comunidades, eles têm o costume de nomear cada Lua cheia com algo que seja significativo nesta época para eles. Não tem nada a ver com outras partes do mundo, principalmente para nós do Hemisfério Sul. Para os astrônomos, não há apelidos, eu diria apenas a ‘Lua cheia de julho’”, explica Paulo Eduardo Brito, professor de física e astronomia da Universidade de Brasília (UnB).

Flores, morangos e trovões: outras Luas nomeadas

Segundo Adriano Leonês, presidente do Clube de Astronomia de Brasília, essa tradição se estende por todo o calendário lunar. A Lua cheia de maio é chamada de ‘Lua das Flores’, por marcar o período de florescimento de diversas espécies, como as cerejeiras (sakuras). Já a de junho recebe o nome de ‘Lua do Morango’, época em que essa fruta é colhida nos Estados Unidos.

Nos Estados Unidos, a Lua cheia de julho também pode ser chamada de ‘Lua do Trovão’, por causa das tempestades típicas do verão da região. Já na Europa, ela é conhecida como ‘Lua do Feno’, porque coincide com o período de colheita dessa planta.

A Lua vai ficar mais baixa ou mais próxima nesta quinta-feira (10)?

Apesar do nome marcante, a Lua do Veado não possui características físicas diferentes de outras luas cheias. Ela não será uma Superlua nem estará envolvida em um eclipse. Mesmo assim, a aparência dela pode chamar a atenção por parecer mais próxima ou mais baixa no céu.

De acordo com Segundo Adriano Leonês, isso acontece por conta da posição da Lua no inverno do Hemisfério Sul. “Daí seu movimento aparente no céu de leste a oeste a deixa mais rasa no céu. Estamos em julho, mês do inverno, e, sendo assim, o Sol está mais posicionado ao norte”, disse.

Fenômeno raro em 2025 pode intensificar efeito

Esse efeito visual de parecer que a Lua estar mais próxima da Terra poderá se tornar ainda mais perceptível neste ano, devido a chamada Grande Parada Lunar. Esse fenômeno astronômico acontece a cada 18 anos, quando a gravidade do Sol altera a inclinação da órbita lunar e faz com que ela apareça especialmente alta ou baixa no céu, dependendo da estação.

Outro detalhe interessante será a coloração da Lua. Ao nascer no horizonte, ela pode parecer alaranjada. No entanto, o fenômeno é apenas uma ilusão óptica: a luz solar refletida na Lua passa por mais atmosfera terrestre, o que modifica temporariamente a percepção da cor, sem alterar a tonalidade real.