Governador será submetido à radioablação na tireoide e não deve comparecer a evento que pede impeachment do ministro e anistia aos presos pelos atos de 8 de janeiro
“O governador Tarcísio de Freitas realizará um procedimento de radioablação por ultrassonografia de tireoide na tarde do próximo domingo (03), no Hospital Albert Einstein, com alta prevista para o mesmo dia. Na segunda-feira, o governador cumprirá agenda interna em seu gabinete, no Palácio dos Bandeirantes”, diz a nota divulgada pelo governo nesta quinta-feira (31).
O procedimento médico pelo qual o governador irá passar é considerado não invasivo e de rápida recuperação.
No dia também estão previstas manifestações nas ruas favoráveis ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aliado de Tarcísio e com quem o chefe do Executivo paulista atuou junto como ministro da Infraestrutura.
O ato não irá contar com a presença de Bolsonaro, que vive com medidas cautelares após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Ele deve fazer recolhimento domiciliar entre 19h e 7h, de segunda a sexta-feira, e em tempo integral aos finais de semana e feriados.
Parlamentares da bancada do PL (Partido Liberal), sigla de Bolsonaro, governadores de direita e aliados são esperados nos eventos.
O movimento, que também pretende pedir o impeachment de Moraes, acontece em meio às sanções impostas ao ministro pelo governo dos Estados Unidos.
O ministro foi sancionado pela gestão de Donald Trump com base na Lei Magnitsky, que pune financeiramente estrangeiros que tenham infringido os direitos humanos.
Em um comunicado divulgado na última quarta-feira (30), o Departamento de Tesouro americano acusou o ministro de ser responsável por “violar direitos humanos”, “prisões arbitrárias” e por conduzir uma “campanha de censura”. As declarações foram feitas pelo secretário do Tesouro, Scott Bessent.
Como apurou a CNN, o gesto de Trump é interpretado por bolsonaristas como endosso a críticas ao STF.
“Radioablação”
Na medicina, a radioablação por ultrassonografia de tireoide é utilizada para tratar nódulos benignos que possam existir na glândula humana.
O procedimento é feito por meio da introdução de uma agulha guiada por ultrassonografia. Não há necessidade de incisões, e tampouco gera cicatrizes. A radiofrequência utilizada reduz progressivamente o tamanho dos nódulos.
Saiba mais
Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
“Nunca abaixei a cabeça”, diz Pacheco a aliados de Bolsonaro
Desaprovação na Nexus: Congresso (55%), Lula (50%) e STF (47%)