Presidente afirmou que é preciso pegar os melhores quadros dos partidos para disputar o Senado e frear a direita na Casa Alta
Mateus Maia/Poder360 de Brasília 1.jun.2025 (domingo) – 14h26
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (1º.jun.2025) que é preciso eleger maioria no Senado em 2026 para evitar que a direita, no seu entendimento, “avacalhe” o STF (Supremo Tribunal Federal).
Lula deu a declaração ao discursar no encerramento do congresso nacional do PSB, em Brasília. “Muitas vezes a gente tem que pegar os melhores quadros, eleger senador da República, eleger deputado federal, eleger senadora, porque nós precisamos ganhar a maioria do Senado, porque senão esses caras vão avacalhar com a Suprema Corte”, declarou.
O petista falou também sobre o Supremo. Declarou ser preciso “preservar as instituições que garantem o exercício da democracia”.
“Não é que a Suprema Corte é uma maçã doce, não. É porque nós precisamos preservar as instituições que garantem o exercício da democracia nesse país.”
Em 2026, estarão em disputa 54 das 81 cadeiras do Senado –2/3 da Casa.
Os partidos de direita, capitaneados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), também buscam a maioria.
Há um entendimento de que se o Senado tiver uma maioria de políticos de direita, cresce a possibilidade de abertura de um eventual pedido de impeachment de um ministro do Supremo.
Em fevereiro de 2025, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que “quase 40” congressistas da Casa Alta eram a favor do impeachment de Alexandre de Moraes. Não deu nomes.
O atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), já declarou que a Casa “não é órgão de correção do STF” e que abrir um processo de impeachment de um ministro da Corte seria criar “mais um” problema para o Brasil.
Nunca um ministro do Supremo sofreu impeachment no Brasil.
Lula demonstrou preocupação com as vagas para o Senado e falou à militância do PSB para fazer uma avaliação se é realmente necessário lançar candidato a governos estaduais. Segundo ele, os partidos de esquerda devem priorizar lançar candidatos competitivos ao Senado.
Saiba mais
Datafolha: 33% acham governo Lula ótimo e bom e 38%, ruim ou péssimo
Entrevista do deputado José Priante para a Agência iNFRA, sobre o Marco Legal da Mobilidade Urbana e os Desafios do Transporte no Brasil
CNT/MDA: Lula tem 36,2% e Bolsonaro 29,7% em disputa pelo Planalto