Blog Belem News

DESDE 2008

São cumpridos sete mandados de prisão e cinco de busca e apreensão, autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Portal UOL
18/08/2023

Polícia Federal cumpre na manhã desta sexta-feira mandados de prisão preventiva contra integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal suspeitos de omissões nos atos golpistas do 8 de janeiro.

Foram presos o atual comandante-geral da PM, coronel Klepter Rosa Gonçalves (que era subcomandante da corporação no 8 de janeiro), e o ex-comandante Fábio Augusto Vieira, que chefiava a Polícia Militar do DF na ocasião.

São cumpridos sete mandados de prisão e cinco de busca e apreensão, autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

As prisões foram solicitadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), após apresentar denúncia contra eles dentro da investigação que apura a omissão de autoridades nos atos golpistas do 8 de janeiro.

Neste mesmo caso, Moraes chegou a afastar do cargo o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), durante dois meses. O ex-secretário de Segurança Pública Anderson Torres ficou três meses preso, mas posteriormente liberado por Moraes. Já Fábio Vieira foi preso em janeiro e solto em fevereiro, sob entendimento que não havia mais provas para sua prisão preventiva.

Os advogados João Paulo Boaventura e Thiago Turbay, que defendem Fábio Vieira, afirmaram em nota que a prisão preventiva “não encontra suporte nos fatos e não há justificativa jurídica idônea possível”. A defesa de Klepter Gonçalves ainda não foi localizada para se manifestar.