Câmara dos Deputados discute o Projeto de Lei Complementar N° 177/2023 sobre redistribuição de deputados, atendendo decisão do STF e buscando ampliar representação do Pará.
Autor:Lucas Contente/Dol
segunda-feira, 05/05/2025, 14:39
A Câmara dos Deputados incluiu na pauta desta semana o Projeto de Lei Complementar (PLP) 177/2023, que trata da redistribuição do número de deputados federais entre os estados. Um requerimento de urgência foi aprovado e pode acelerar a votação.
A proposta atende a uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que deu prazo até 30 de junho de 2025 para que o Congresso aprove uma nova legislação sobre o tema. O STF acatou uma ação do governo do Pará, que questionou a ausência de atualização na divisão de cadeiras conforme as mudanças demográficas registradas desde o último ajuste, feito em 1993.
O Pará afirma que, com base no crescimento populacional, teria direito a pelo menos quatro deputados a mais desde o Censo de 2010. O estado aponta omissão legislativa na revisão da representação proporcional à população, conforme previsto no Artigo 45 da Constituição Federal.
Segundo a decisão do STF, caso o Congresso não aprove uma nova regra até o prazo estipulado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá definir a quantidade de deputados por estado com base nos dados do Censo de 2022. A decisão deverá ser tomada até 1º de outubro de 2025 e valerá para a legislatura de 2027.
O PLP 177/2023 é de autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ) e propõe que nenhum estado perca cadeiras na Câmara dos Deputados. Dessa forma, o aumento na representação proporcional exigiria a ampliação do número total de parlamentares, hoje fixado em 513.
A proposta também questiona a confiabilidade do Censo Demográfico de 2022. O texto defende a realização de um novo recenseamento, com participação obrigatória da população, para determinar com precisão a divisão de cadeiras por unidade da federação.
O relator do projeto é o deputado Damião Feliciano (União-PB), que poderá sugerir modificações no texto original.
A discussão interessa diretamente ao estado do Pará, que busca ampliar sua representação na Câmara dos Deputados em razão do crescimento populacional registrado nas últimas décadas.
Saiba mais
Moraes decreta prisão domiciliar de Jair Bolsonaro
Tarcísio fará procedimento médico no dia de ato bolsonarista contra Moraes
Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça