Pesquisa Datafolha indica que a percepção negativa do Supremo é maior entre apoiadores de Bolsonaro; na outra ponta, a maioria dos brasileiros diz ter orgulho de seus prefeitos, Forças Armadas e governadores
PODER360 28.jun.2025 (sábado) – 9h14
Uma pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (28.jun.2025) mostra que a maioria dos brasileiros afirma sentir vergonha de autoridades e instituições públicas do país. Segundo o levantamento, 58% dos entrevistados dizem ter vergonha dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), mesma taxa registrada para os deputados federais. No caso dos senadores, o índice é de 59%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na sequência, com 56% da população dizendo sentir vergonha do chefe de Estado ante 40% que declaram sentir orgulho.
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas em 136 municípios nos dias 10 e 11 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
No caso do Supremo, a rejeição varia de acordo com a identificação política dos entrevistados. Entre os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 82% dizem ter vergonha da Corte, enquanto só 12% afirmam sentir orgulho. O ex-presidente é alvo de uma ação penal que tramita na Primeira Turma do STF sobre a tentativa de golpe de Estado após as eleições presidenciais de 2022.
Já entre os eleitores que apoiam o presidente Lula, o cenário se inverte: 52% dizem sentir orgulho dos ministros da Suprema Corte, enquanto 36% sentem vergonha. Aqueles que não souberam opinar somaram 12%.
A tendência se mantém quando o recorte é feito com base na avaliação do governo federal. Aqueles que consideram a gestão Lula “ótima ou boa” tendem a ver o STF de forma mais positiva: neste caso, 57% se declararam “orgulhosos” da Corte. Já entre as pessoas que consideram o governo petista “ruim ou péssimo”, o sentimento de orgulho é mencionado somente por 10% dos entrevistados.
No entanto, o nível mais alto de vergonha do STF foi registrado entre os entrevistados com preferência pelo PL (Partido Liberal), com um índice de 91% contra 5% de declarações de orgulho. No grupo daqueles que se identificam como petistas, 53% afirmam sentir vergonha enquanto 33% se orgulham do trabalho da Suprema Corte.
O Datafolha também avaliou o sentimento de orgulho com base na religião: os dados mostram que entre os evangélicos, 66% declararam sentir vergonha dos magistrados enquanto 22% disseram sentir orgulho da Corte. Entre os católicos, o número de orgulhosos sobe para 33% enquanto o de envergonhados cai para 56%.
Por outro lado, algumas instituições e cargos públicos tiveram mais orgulho do que vergonha entre os entrevistados. São os casos dos prefeitos (62% de orgulho), do povo brasileiro (61%), dos governadores (52%) e das Forças Armadas (55%). No caso dos militares, os índices de orgulho são próximos entre eleitores do PT (52%) e do PL (54%).
Saiba mais
Advocacia do Senado pede prisão preventiva de Ciro Gomes por ataques contra prefeita de Crateús
Exército ordena “tolerância zero” com aglomerações perto de quartéis
Governo projeta novas sanções dos EUA com julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe