De acordo com o colunista Roseann Kennedy, do jornal Estadão, de São Paulo, o governador do Pará tem se destacado nacionalmente pela defesa da Amazônia em eventos nacionais e internacionais sobre as mudanças climáticas.
segunda-feira, 31/07/2023, 12:11
-Autor:DOL
O Governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), tem se destacado no Brasil pela liderança no que diz respeito à defesa da Amazônia.
Com isso, o nome de Helder Barbalho ganhou força nacionalmente a ponto de já figurar como possível candidato a vice na chapa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nas eleições presidenciais de 2026. A informação foi divulgada na coluna da jornalista Roseann Kennedy, no jornal Estadão, de São Paulo.
De acordo com a coluna, dois fatores teriam sido importantes para “escolha” do governador como possível nome para o vice de Lula: “a escolha de Belém como sede da COP-30 e os indícios de que o atual vice-presidente de Lula, Geraldo Alckmin (PSB), pretende disputar o governo de São Paulo”, apontou.
A colunista destaca que o anúncio da COP 30, que ocorre em junho, durante visita do presidente ao Pará, foi importante para a “projeção ” política de Helder Barbalho, além de ser vista como um evento de extrema importância para o crescimento do Brasil e proteção da Amazônia.
Vale lembrar que Helder Barbalho tem representado a Amazônia em eventos internacionais, fazendo com que o Pará se torne um protagonista nas questões ambientais da região.
Em fevereiro, por exemplo, Helder participou de uma reunião com líderes políticos e empresários do Reino Unido para discutir sobre bioeconomia e soluções sustentáveis. O governador do Pará se encontrou com o Rei da Inglaterra Charles III.
Além da COP 30, o Pará também recebe dos grandes eventos ambientais internacionais de grande relevância, o “Diálogos Amazônicos” e a Cúpula da Amazônia, que irão ocorrer no Hangar (Centro de Convenções da Amazônia), em agosto.
Assim, caso Alckmin seja candidato ao governo de São Paulo, Helder Barbalho é um nome forte para ser vice de Lula.


Saiba mais
Pressão política empurrou STF para tirar Toffoli do caso Master
Câmara aprova urgência de projeto para quebrar patente do Mounjaro
Reunião entre Lula, Motta e Ciro desarmou bombas políticas