Na noite de quinta (5), a 4ª Vara Federal de Porto Alegre havia concedido uma liminar na qual suspendeu o leilão para compra de arroz
06/06/2024 às 08:09
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) derrubou, nesta quinta-feira (6), uma decisão liminar que suspendia o leilão para compra de arroz importado, marcado para as 09h de hoje. Dessa forma, o leilão promovido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está mantido.
Na noite de quinta (5), a 4ª Vara Federal de Porto Alegre havia concedido uma liminar na qual suspendeu o leilão para compra de arroz importado. Na decisão, o juiz havia dito que o leilão é “prematuro” porque faltaria comprovação de que o mercado interno foi afetado pelas enchentes do Rio Grande do Sul.
A ação havia sido movida pelos deputados gaúchos Marcel van Hattem (Novo), Lucas Redecker (PSDB) e Felipe Zortea Camozzato (Novo). Eles alegam que o produto nacional correria riscos com prejuízo estimado de R$ 2 milhões.
“Essa intervenção ilegal e injustificável da União Federal tem causado um aumento significativo do preço do arroz não só a nível Brasil, como também a nível de países integrantes do bloco econômico do Mercosul”, alegaram os parlamentares.
(Publicado por Lucas Schroeder, com informações de Basília Rodrigues, da CNN, em Brasília)
Saiba mais
Açaí paraense pode ter queda de exportações com ‘tarifaço’ de Trump; entenda
BC lança moeda em comemoração aos seus 60 anos
Governo Federal anuncia aumento do salário-mínimo para 2026; veja quanto