TV Gazeta é ligada ao ex-presidente e foi deixada de fora da cobertura; disputa judicial entre as emissoras segue no ST
Autor:Júlia Marques– Fonte:Terra
sexta-feira, 25/04/2025, 15:04
Nesta sexta-feira (25), a prisão do ex-presidente Fernando Collor de Mello em Maceió, município de Alagoas, foi destaque em diversos noticiários nacionais. Porém, um detalhe chamou atenção de alguns telespectadores: a emissora Globo optou por não utilizar a TV Gazeta Alagoas para cobrir o caso. Ela é afiliada Globo no estado e é ligada ao próprio Collor.
Desde março de 2023, a emissora Globo e a TV Gazeta estão em uma disputa judicial. A emissora carioca tenta encerrar o contrato de afiliação, mas vem sendo impedida por decisões do Judiciário alagoano, que mantêm as empresas atreladas. Uma decisão recente obrigou a renovação da parceria entre as emissoras por mais cinco anos, sob a justificativa de que o canal local não sobreviveria sem a marca Globo.
Para contornar a situação, a cobertura da Globo sobre a prisão de Collor foi realizada com apoio de repórteres de Brasília, como Gioconda Brasil e Márcio Falcão. Além disso, o comentarista político Gerson Camarotti também foi convocado. Na GloboNews, um repórter da CBN Alagoas, que pertence ao mesmo grupo da Globo, também participou da cobertura.
Entenda o caso:
A TV Gazeta é afiliada da Globo desde 1975, mas a relação se desgastou após a condenação de Collor no Supremo Tribunal Federal. O processo citava a emissora alagoana como instrumento de recebimento de propinas. Desde então, a Globo tenta formalizar o rompimento com a parceira.
Em janeiro deste ano, a Globo recorreu ao presidente do Superior Tribunal de Justiça, Herman Benjamin, para tentar reverter as decisões que a obrigam a manter o vínculo. No processo, a emissora argumenta que a continuidade da afiliação compromete a qualidade e a independência editorial, afetando até mesmo a ordem pública.
Além disso, a Globo afirma já ter fechado acordo com o grupo TV Asa Branca, de Caruaru, município de Pernambuco, para garantir a transmissão da programação em Alagoas, caso o contrato com a TV Gazeta seja encerrado.
O caso está em fase de recurso final no STJ e uma definição é esperada para o primeiro semestre de 2025.
Saiba mais
Advocacia do Senado pede prisão preventiva de Ciro Gomes por ataques contra prefeita de Crateús
Exército ordena “tolerância zero” com aglomerações perto de quartéis
Governo projeta novas sanções dos EUA com julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe