Blog Belem News

DESDE 2008

Transmitido por mosquito silvestre, o MAYV causa sintomas parecidos com os da dengue e febre chikungunya em humanos

Fernanda Pinottida CNN
em São Paulo

A pesquisa foi feita pelo Instituto de Biologia da Unicamp, em parceria com outras instituições de pesquisa do Brasil e do exterior, e publicada pela revista Emerging Infectious Diseases, publicação do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

vírus mayaro é considerado endêmico na América Central e na América do Sul, e também é frequentemente negligenciado. O patógeno foi identificado pela primeira vez nas ilhas caribenhas de Trinidad e Tobago, na década de 1950.

Causador de sintomas parecidos com os da dengue e febre chikungunya, o diagnóstico clínico do vírus mayaro pode ser uma tarefa difícil.

Assim como as outras duas doenças, o MAYV se trata de um arbovírus, ou seja, é transmitido por um mosquito silvestre – o Haemagogus janthinomys, o mesmo que transmite a febre-amarela.

O que é o vírus mayaro?

MAYV é um arbovírus — um vírus transmitido por mosquitos silvestres — identificado principalmente em áreas de floresta ou áreas rurais da América Central e América do Sul.

No Brasil, a detecção do vírus ocorre historicamente em estados da região Norte, como Acre, Pará e Amazonas.

A infecção por vírus mayaro em seres humanos causa uma doença febril aguda, com sintomas parecidos aos da dengue e chikungunya.

Quais os sintomas do vírus mayaro?

O vírus mayaro tem como principais sintomas dores no corpo, fadiga, artralgia, dor e inchaço nas articulações.

Por conta das semelhanças com outras doenças febris, como dengue e chikungunya, o diagnóstico clínico do MAYV costuma ser mais difícil.

O principal diferencial do mayaro em relação à dengue é a maior probabilidade de artralgia e artrite crônica, condição em que as dores e inchaços nas articulações se prolongam e se tornam incapacitantes — uma das semelhanças com a febre chikungunya.

Como o vírus mayaro é transmitido?

O MAYV é transmitido pelo mosquito silvestre Haemagogus janthinomys, o mesmo que transmite a febre-amarela.

Na floresta, o mosquito costuma infectar vertebrados que habitam as copas de árvores, como primatas, aves e roedores, que passam a servir como reservatório para o vírus.

No organismo desses animais, o mayaro se replica e pode contaminar novos mosquitos, que seguem adiante disseminando o vírus em outros animais silvestres ou seres humanos.

Apesar de não haver registros de transmissão do vírus mayaro no Brasil por mosquitos urbanos, como o Aedes aegypti, testes em laboratório já demonstraram a capacidade desta espécie de transmitir o MAYV.

No entanto, os pesquisadores apontaram que a experiência não confirma a possibilidade de transmissão pelo Aedes aegypti fora do laboratório.