O Pará alcançou queda em áreas desmatadas em agosto, com a preservação de uma área equivalente de 472 Km², a maior diminuição entre todos os estados da Amazônia Legal, segundo dados divulgados pelo Inpe
Diário do Pará
06/09/2023
Nesta terça-feira (05), Dia da Amazônia, o governador do Estado, Helder Barbalho, anunciou a redução de 70% de áreas recobertas por alertas de desmatamento no estado em agosto deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Com as ações de comando e controle implementadas pelo Governo do Estado para combater os ilícitos ambientais em diversas regiões, o Pará alcançou uma redução no desmatamento equivalente a uma área de 472 km², a maior redução em quilômetros quadrados entre os estados da Amazônia Legal.
O anúncio ocorreu durante a solenidade que marcou a criação da 28ª Unidade de Conservação (UC) Estadual, no Parque do Utinga, em Belém. A Estação Ecológica (Esec) Mamuru fica localizada entre os municípios de Aveiro e Juruti, na região oeste paraense. “Fizemos um gesto simbólico que representa um marco histórico. No Dia da Amazônia, o Pará registra uma grande redução nos alertas de desmatamento, de 70% em comparação entre o mês de agosto dos anos de 2022 e 2023. Isto é uma demonstração clara que os resultados são fruto de uma estratégia reta que vem funcionando, a partir da liderança da Semas e de outros órgãos do governo também”, declarou Helder Barbalho.
Saiba mais
Afinal, quando deve acabar o período de chuvas em Belém?
Silveira exerce pressão indevida sobre o Ibama, dizem funcionários
Ibama autoriza Petrobras a limpar sonda da Margem Equatorial