Bolsonaro nomeia ator Mario Frias para Secretaria Especial da Cultura

19 de junho de 2020 at 21:51

Ator assume pasta após exoneração de Regina Duarte. Ela foi cotada para o comando da Cinemateca Brasileira, mas situação está indefinida

FERNANDO CAIXETAfernando.caixeta@metropoles.com

MAYARA OLIVEIRAmayara.oliveira@metropoles.com

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou o ator Mario Frias para assumir a Secretaria Especial da Cultura, órgão vinculado ao Ministério do Turismo. O ato foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União na noite desta sexta-feira (19/06).

Frias assume a pasta no lugar da atriz Regina Duarte, a quem foi prometida a gestão da Cinemateca de São Paulo, instituição responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira – mas a situação ainda está indefinida.

Mario Frias se encontrou com o presidente Bolsonaro no dia 20 de maio. Naquele dia, como o Metrópoles antecipou, o ator aceitou o convite para chefiar a pasta responsável pela Cultura.

O ator carioca, de 48 anos, ficou conhecido nos anos 1990 quando participou do seriado Malhação, da Rede Globo. Mario Frias ainda atuou em novelas, como Meu Bem QuererO Beijo do VampiroO Quinto dos InfernosSenhora do Destino e Verão 90, entre outras. Atualmente, Frias é apresentador e já comandou programas como Tô de Férias, no SBT, e Super Bull Brasil, na RedeTV!

O presidente da República já vinha acenando a Mario Frias durante a gestão de Regina Duarte. No dia 19 de maio, Bolsonaro compartilhou um debate entre o novo secretário e o ator Fúlvio Stefanini na CNN. Durante a conversa, o ator se colocou à disposição do presidente, apesar de dizer que torcia por Regina na pasta.

“Pro Jair, cara, pro que ele precisar, eu tô aqui. Eu torço demais pela Regina, Regina é um ícone para mim. Uma pessoa que mexeu com o meu coração. Amo você, Regina, sou seu fã. Mas, pelo Brasil, tô aqui”, respondeu, ao ser perguntado se ele foi formalmente convidado para o cargo.