Popular Tags:

ALERTA

12 de julho de 2023 at 15:40

Seis lugares onde você nunca deve colocar seu celular

Separamos uma lista com algumas dicas de locais que você não pode, em hipótese alguma, colocar no seu celular.

quarta-feira, 12/07/2023, 12:37

-Autor:Com informações portal6.com

Guardar o aparelho em lugares errados pode gerar prejuízos a vida útil do seu smartphones | (Foto: Ilustração/Captura de tela/Youtube/Meu Smartphone)

Extremamente essencial nos dias atuais, o celular nos acompanha em praticamente todos os momentos de nossas vidas. No entanto, guardar o aparelho em lugares errados pode gerar prejuízos a vida útil do seu smartphones. Pensando nisso, separamos uma lista com algumas dicas de locais que você não pode, em hipótese alguma, colocar no seu celular.

1. Bolsos de roupas

Pode parecer cômodo e confortável no primeiro instante. Acontece que qualquer movimento pode ocasionar a queda do aparelho celular. Nas calças, por exemplo, ao se sentar, o objeto poderia se deslocar e cair, assim que se levantasse. A melhor opção é deixa-lo na bolsa.

2. Mesa de cabeceira

O problema, neste caso, é o risco de que ele caia, se por algum acaso você esbarrar a mão. Opte por deixar o item em um cantinho, onde diminua as chances de queda.

3. Embaixo do travesseiro

Essa opção é uma das mais arriscada. Tanto seu telefone, quanto sua integridade física. A pressão exercida durante o sono pode danificar o dispositivo e até mesmo causar superaquecimento, prejudicar a bateria ou até mesmo ocorrer um incêndio.

4. No sutiã

Guardar o smartphone nesse local é costume de muitas mulheres. Além do desconforto, a umidade e o calor da região podem prejudicar o funcionamento do dispositivo, causando danos irreversíveis ao aparelho. Além disso, os seios é um local sensível e as ondas eletromagnéticas provocadas pelo próprio celular, e isso, pode aumentar os riscos do desenvolvimento de câncer de mama.

5. No banheiro

É muito comum levar o celular para o banheiro. Acontece que, neste ambiente, há muitas bactérias e ao atender o celular nesses locais, a pessoa pode levar esses microrganismos para o rosto e provocar infecções. Além disso, o vapor de um banho quente pode danificar o sistema de funcionamento do seu celular. A melhor opção é deixá-lo bem longe dos banheiros.

6. Em locais exposto ao Sol

Quando exposto ao calor, o aparelho tende a superaquecer, correndo sérios riscos de explodir. O sistema IOS, inclusive, emite um comunicado aos usuários, quando o telefone está muito quente, deixando ele inutilizável até que esfrie.

SPOTIFY

12 de julho de 2023 at 08:06

Hit de Whitney é o 1º feminino dos anos 80 a ter 1 bi

Canção atingiu um bilhão de reproduções no Spotify

DOL.

orta há 11 anos, Whitney Houston é uma das artistas mais lendárias da música.

Não só pela voz, considerada uma das melhores até hoje, mas também pelos marcos e recordes.

O mais novo feito da artista foi tornar “I Wanna Dance With Somebody” como a primeira música feminina dos anos 80 a atingir 1 bilhão de streams no Spotify.

“I Wanna Dance With Somebody (Who Loves Me)” é o primeiro single do segundo álbum de estúdio de Whitney, o “Whitney”.

Ela rendeu um Grammy na categoria de Melhor Performance Vocal Feminina Pop para a cantora.

PARÁ

2 de julho de 2023 at 14:38

Governo garante transporte de graça em Salinas; veja os horários

Diário do Pará

Os ônibus vão circular inicialmente das 9h às 19h, saindo da Praça do Bosquinho, no Maçarico, até a rampa da praia do Atalaia

Moradores e veranistas que vão curtir o mês de julho em Salinópolis já podem contar com uma linha de ônibus totalmente gratuita. Neste sábado (01), o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) iniciou o projeto Praia à Praia, que consiste na disponibilidade de transporte gratuito para que os frequentadores da cidade possam se deslocar com segurança e conforto entre o Maçarico e Atalaia.

A diretora geral do Detran, Renata Coelho, destaca a importância da iniciativa para contribuir com  a segurança de trânsito durante o veraneio.

“O lançamento da linha de ônibus gratuita em Salinas faz parte da estratégia da Operação Verão do Detran, que tem como foco principal a prevenção de sinistros em todo o Estado com a realização de ações de fiscalização e educação. O ônibus é uma opção de deslocamento rápido e seguro para quem quer beber e não pode dirigir”, pontua.

O diretor técnico-operacional do órgão, Bento Gouveia, explica que neste primeiro fim de semana de julho os ônibus estão circulando em caráter experimental no sentido de avaliar possíveis ajustes operacionais no decorrer da semana. “Estamos iniciando a linha neste primeiro fim de semana para que as pessoas conheçam o trajeto e para que possamos observar qualquer ajuste que deva ser feito para aperfeiçoar o projeto. Até o momento temos visto muita aceitação da população”, explica o diretor.

Os ônibus vão circular inicialmente das 9h às 19h, saindo da Praça do Bosquinho, no Maçarico, até a rampa da praia do Atalaia. Ao todo, são cinco pontos fixos de parada para entrada e saída de passageiros.

Dentro do coletivo, não será permitido o consumo de bebidas alcoólicas e comidas. Além disso, a lotação de cada ônibus obedecerá o limite de lugares, garantindo o conforto e segurança de todos. Além de combater a alcoolemia no trânsito, a linha de transporte gratuito objetiva incentivar que as pessoas utilizem menos carros e motos, melhorando o fluxo do trânsito nas vias de acesso às praias.

A frota é composta por cinco ônibus com ar condicionado, televisão e poltronas confortáveis aos passageiros que irão frequentar as praias mais movimentadas do município.

Quem pegou o ônibus neste primeiro fim de semana aprovou a iniciativa. “Estou vindo a Salinas pela segunda vez e não tinha essa facilidade. Tem ar condicionado, pessoas muito educadas nos recepcionando, está tudo muito legal mesmo. Dou parabéns ao Detran por essa ação”, comentou o engenheiro Antônio Marcos. A Kelvia Silva mora no Marajó e veio para Salinas com a família. “A gente soube ontem que ia ter o ônibus gratuito, então como não estamos de carro, essa linha já facilita o nosso deslocamento para o Atalaia, e com esse conforto é melhor ainda”, comentou.

Confira as paradas oficiais do itinerário da linha “Praia à Praia” (ida e volta): 

1ª parada – Bosquinho (entrada da orla do Maçarico)
2ª parada – Praia da Corvina
3ª parada – Terminal Rodoviário  (Travessa Nazaré, esquina com a Av. Miguel Santa Brígida)
4ª parada – Resort (PA-444)
5ª parada – Rampa da Praia do Atalaia

OMS classificará adoçante de Coca Zero como potencial cancerígeno

2 de julho de 2023 at 13:48

Segundo a agência “Reuters”, o aspartame, usado para adoçar produtos artificialmente, deve entrar na lista de risco em julho

Associação Internacional de Adoçantes diz ter “sérias preocupações com a revisão da IARC, que pode enganar os consumidores”; na foto, latas de Coca-Cola Zero

PODER360.

A IARC (Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, na sigla em inglês), braço da OMS (Organização Mundial da Saúde), vai classificar um dos adoçantes artificiais mais comuns do mundo como potencial cancerígeno. A informação é da agência Reuters, que conversou com pessoas ligadas ao órgão.

O aspartame é usado em produtos como a Coca-Cola Zero e em chicletes da marca Mars. Conforme a Reuters, a decisão foi tomada depois de uma reunião de especialistas externos. O grupo é responsável por avaliar se uma substância representa potencial perigo com base em todas as evidências publicadas.

A classificação não diz a quantidade que pode ser ingerida com segurança. Essa informação cabe ao JECFA, o comitê internacional de especialistas científicos administrado conjuntamente pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela OMS.

De acordo com a Reuters, o JECFA também está analisando as consequências do uso do aspartame e deve anunciar suas conclusões no mesmo dia em que a IARC tornará pública a classificação: 14 de julho.

Um porta-voz da IARC disse que os detalhes do caso eram confidenciais. Ele afirmou que as conclusões representam “o 1º passo fundamental para entender a carcinogenicidade” do adoçante.

Já a secretária-geral da ISA (Associação Internacional de Adoçantes, na sigla em inglês), Frances Hunt-Wood, disse à agência que tem “sérias preocupações com a revisão da IARC” e que a mudança “pode enganar os consumidores”. A Coca-Cola é uma das associadas ao órgão.

“A IARC não é um órgão de segurança alimentar e sua revisão do aspartame não é cientificamente ampla e é majoritariamente baseada em pesquisas desacreditas”, afirmou o secretário.

ALERTA

23 de junho de 2023 at 17:43

Supercomputador “prevê” ano que a humanidade chegará ao fim

O cálculo foi feito por um programa chamado World One, criado por Jay Forrester, pioneiro da computação

sexta-feira, 23/06/2023, 16:33

-Autor:Com informações history.uol.com/DOL

População está ameaçada segundo dados do supercomputador | (Foto: USA Today/Reprodução)

um grupo de cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Cambridge nos Estados Unidos, ordenou a um supercomputador que avaliasse o crescimento futuro da população. Sua resposta, no entanto, foi muito além, já que ele também calculou quando seria o fim da civilização.

Segundo a tecnologia, o fim da humanidade vai ocorrer entre 2040 e 2050. O colapso seria causado pela expansão da população e da indústria, pelos níveis de poluição e pela finitude dos recursos naturais.

Vale lembrar que em 2021 durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), um alerta foi divulgado sobre as mudanças climáticas. O relatório trás um alerta sobre o aquecimento global, que pode ser irreversíveis entre 2040 e 2050.

A previsão foi feita por um programa chamado World One, criado sob encomenda por Jay Forrester, pioneiro da computação. Ele foi contratado pelo Clube de Roma para modelar o como o mundo poderia sustentar seu crescimento de forma eficaz.

Esse clube é uma organização composta por pensadores, ex-chefes de estado, cientistas e burocratas da ONU que se reuniram com a missão de “promover a compreensão dos desafios globais que a humanidade enfrenta e propor soluções por meio de análise científica, comunicação e defesa”.

Deputado Priante abona ficha de filiação do prefeito de São Sebastião da Boa Vista, Getúlio Brabo

20 de junho de 2023 at 14:36

O prefeito de São Sebastião da Boa Vista Getúlio Brabo, filiou-se ao MDB nesta segunda-feira (19/06), o deputado federal José Priante (MDB), abonou a ficha de filiação do prefeito.

Getúlio é uma das mais importantes lideranças do Marajó.

Priante falou ser muito grato ao prefeito Getúlio e ao povo do município de São Sebastião da Boa Vista, pela expressiva votação que teve na última eleição.

TAPANDO O SOL COM PENEIRA

18 de junho de 2023 at 10:19

Há que entenda que os fatos encontrados,devem ser sempre interpretados ao seu modo. Uma forma de se satisfazer, mesmo sabendo que a realidade é completamente diferente. Ao negar um fato persistente e não perceber que ele existe,estará sempre enganando a si e não aos outros. É possivel insistir que em todas as decisões na vida existem dois resultados,um positivo e outro negativo. Não há meio termo,muito menos um retorno. O relogio da vida não para.

Pero Vaz de caminha…

BRASIL

14 de junho de 2023 at 09:59

Justiça manda Hapvida pagar dívida de R$ 700 milhões ao SUS

Diário do pará

Ressarcimento ocorre devido a procura de clientes da operadora pela utilização dos serviços públicos. Cobrança foi comprovada pela AGU à Justiça. Foto: Irene Almeida

A Advocacia-Geral da União (AGU) comprovou na Justiça a legalidade da aplicação do Índice de Valoração do Ressarcimento (IVR) no ressarcimento devido pela Hapvida Assistência Médica S/A ao Sistema Único de Saúde (SUS) pela utilização dos serviços públicos por clientes da operadora.

O IVR está previsto na Resolução Normativa nº 251/2011 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), mas a operadora, que deve quase R$ 700 milhões em ressarcimentos para o SUS, tem impugnado cobranças judiciais dos valores devidos alegando que o referido índice não atenderia critérios legais.

Por meio do Serviço de Cobrança de Grandes Devedores (SCGD) da Subprocuradoria-Geral Federal de Cobrança e Recuperação de Créditos (SUBCOB) e da Procuradoria Federal junto à ANS (PF/ANS), a AGU defende nos autos que o IVR fora instituído pela agência reguladora no exercício de sua competência legal de regulação do mercado de saúde suplementar e a partir de análise das despesas relacionadas aos atendimentos na rede conveniada do SUS. Além disso, os valores cobrados por meio do mecanismo estão dentro dos limites impostos pela Lei n.º 9.656/98.

No início de junho, a 33ª Vara Federal de Pernambuco e a 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) acolheram integralmente os argumentos da AGU e julgaram improcedente ação da Hapvida em um dos processos no qual a operadora questionava a cobrança.

Prevaleceu ainda a tese da AGU de que “não há necessidade da perícia contábil requerida pela operadora por se tratar de matéria de direito, a ausência de prejuízo à defesa pelo mero decurso de tempo entre o atendimento na rede do SUS e a notificação inicial do processo administrativo de constituição do crédito, bem como a ausência de caracterização de aplicação retroativa do IVR e de ofensa a ato jurídico perfeito”.

De acordo com a procuradora federal Raquel Motta de Macedo, coordenadora Nacional do SCGD, “a atuação foi essencial para manter os valores cobrados de ressarcimento, o que evita impactos no financiamento do Sistema Único de Saúde e prejuízos à população que dele necessita”.

Já o procurador federal Lóris Baena, gerente de Contencioso da PF/ANS, destaca que “além da recomposição do patrimônio público, o ressarcimento ao SUS serve também como instrumento de regulação do mercado na medida em que estimula a melhoria da qualidade dos serviços pelas operadoras de planos de saúde para que seus beneficiários sejam acolhidos em sua própria rede de atendimento e não precisem procurar a rede do SUS”. A decisão se estende a todos os planos de saúde. (Com informações da AGU)

ESTAÇÃO DE SÃO BRÁS

14 de junho de 2023 at 08:26

Furto de fiação elétrica fecha estação do BRT em Belém

A equipe técnica da Semob trabalha para restabelecer o serviço no terminal o mais breve possível.

quarta-feira, 14/06/2023, 08:06

– Atualizado 14/06/2023, 08:13

-Autor:Agência Belém

Funcionários encontram-se no local para garantir o apoio e a segurança no desembarque dos passageiros. | (Agência Belém)

Desde a tarde desta terça-feira, 13, o Terminal do BRT de São Brás (não a Rodoviária, apenas o terminal em frente) está fechado em consequência de um furto de fiação elétrica, deixando o local às escuras. A Prefeitura, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), comunica que apenas o desembarque está ocorrendo, com a saída dos passageiros pela lateral.

Os recepcionistas do terminal e funcionários do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Belém (Setransbel) encontram-se no local para garantir o apoio e a segurança no desembarque dos passageiros. A Semob orienta que o usuário realize o embarque nos ônibus articulados e troncais na estação mais próxima, que é a estação Antônio Baena.

A partir desta quarta-feira, dia 14, o terminal funcionará parcialmente com o embarque e desembarque sendo realizados somente pelo lado da avenida Governador José Malcher. O pagamento da tarifa só poderá ser feito em espécie: não vai ser possível usar o Vale Transporte.

O furto da fiação elétrica do terminal, que é subterrânea, foi descoberto na tarde de hoje, 13, após falta de energia na área de São Brás. A equipe técnica da Semob trabalha para restabelecer o serviço no terminal o mais breve possível.

DE OLHO

13 de junho de 2023 at 21:08

COP 30: Prédios do INSS e Receita podem ter destino

Helder propôs a intenção de preparar Belém para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) em 2025.


Agência Pará

A reunião para debater o assunto ocorreu nesta terça (13) | (Marco Santos/ Agência Pará)

O governador Helder Barbalho e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dwec, debateram na tarde desta terça-feira (13), a destinação para uso turístico de áreas da União em Belém. Entraram na pauta da reunião o antigo prédio do Ministério da Fazenda, localizado em frente à Estação das Docas, no bairro da Campina; o prédio do INSS , em frente ao Palacete Faciola, no bairro Nazaré, e a antiga área do Exército, ao lado da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

O governador Helder Barbalho ponderou que a intenção é dar uma utilidade estratégica aos espaços, considerando que a capital paraense será sede da Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP 30) em 2025. “São oportunidades para Belém e os paraenses a parte dos desafios impostos para sediar a COP. Queremos colocar esses pedidos no radar de vocês, dentro de nossa estratégia de preparar a cidade de Belém para recebe esse evento”, argumentou.

O chefe do Poder Executivo Estadual paraense ressaltou, ainda, que as áreas edificadas estão localizadas em locais privilegiados e, dentre as alternativas, podem auxiliar na demanda hoteleira gerada por conta da Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas. “Estamos buscando alternativas”, esclareceu Helder Barbalho.

Além do governador e da ministra Esther Dwec, participaram do encontro técnicos do ministério e os secretários estaduais de Planejamento e Administração, Elieth Braga; de Turismo, Eduardo Costa; e de Saúde do Estado (Sespa), Rômulo Rodovalho. Ao final da reunião de trabalho, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dwec, informou que vai analisar a situação e viabilidade do atendimento dos pleitos apresentados pelo governador.