Após anunciar que sairia do país, Weintraub já está nos EUA, diz irmão

20 de junho de 2020 at 10:04

O ex-ministro fez uma publicação nas redes sociais com a localização de Miami. Arthur Weintraub agradeceu “pelas orações” em prol do irmão

Abraham Weintraub franze os olhos

OTÁVIO AUGUSTOotavio.augusto@metropoles.com

ex-ministro da Educação Abraham Weintraub já está nos Estados Unidos. A informação foi confirmada neste sábado (20/06), pelas redes sociais, por Arthur Weintraub, assessor especial da Presidência da República, que agradeceu “pelas orações” em prol do irmão.

Localização do post feito pelo ex-ministro: MiamiReprodução/Redes sociais

Irmão anunciou que ex-ministro saiu do BrasilReprodução/Redes sociais

Localização do post feito pelo ex-ministro: MiamiReprodução/Redes sociais

Irmão anunciou que ex-ministro saiu do BrasilReprodução/Redes sociais1

Após anunciar sua saída do governo de Jair Bolsonaro (sem partido), Weintraub havia dito nessa sexta (19/06) que sairia do Brasil “o mais rápido possível”. O ex-ministro fez uma publicação nas redes sociais com a localização de Miami.

Weintraub deixou o Ministério da Educação esta semana depois de uma série de polêmicas e de declarações dadas em redes sociais. Ele é investigado no Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito das fake news por ter falado em prisão de ministros da Corte e os xingado de “vagabundos”. Weintraub também enfrenta outra ação por suposta prática de racismo ao ironizar a China.

El foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para o Banco Mundial (Bird). Segundo a instituição, Weintraub será diretor somente até o próximo dia 31 de outubro. Ele cumprirá o restante do atual mandato de Fábio Kanczuk, que deixou o cargo em 2019 para ser diretor de política econômica do Banco Central (BC).

Ainda não se sabe de a mudança de Weintraub para os EUA irá impactar nas investigações. Em nota, o STF informou que é preciso ” aguardar eventual manifestação do relator”. O ministro Edson Fachin é o relator do inquérito das fake news. O ministro Alexandre de Moraes é o relator do inquérito que apura denunciações caluniosas, ameaças e infrações que podem configurar crimes e atingir a Corte.