EXCLUSIVO
Agricultores são espancados por funcionários da Biopalma
As vítimas foram atingidas com tiros, spray de pimenta e bombas de efeito moral.
sábado, 02/10/2021, 15:52 – Atualizado em 02/10/2021, 15:52 – Autor: Redação DOL

A tensão tem tomado conta da região após a chegada dos funcionários da Biopalma | Reprodução.
violência no campo, infelizmente, ainda é uma realidade para muitos agricultores. Geralmente, esses conflitos são motivados por disputa pela posse e pela propriedade das terras rurais. Famílias que vivem em regiões de conflitos são as que mais sofrem com esse tipo de crime.
Agricultores que residem na Vila Bucaia, no município do Acará, na região de Tomé-Açú, têm sentido na pele esses ataques. Na madrugada da última sexta-feira (1º), os trabalhadores viveram momentos de terror ao serem agredidos por um grupo de aproximadamente 50 homens fortemente armados, que seriam funcionários da Biopalma.
Os criminosos invadiram uma área de terra onde residem cerca de 60 famílias de agricultores. No local, os trabalhadores possuíam projetos agrícolas em parceria com a empresa Biopalma, que foi vendida há pouco tempo e passou a ser comandada pela Brasil Bio Fuel (BBF).
Os suspeitos, que entraram na localidade encapuzados, carregando armas e coletes como se fossem policiais, quebraram casas e motocicletas que pertenciam aos agricultores. Além disso, atiraram em direção dos trabalhadores que estavam no local. Diversos homens foram vítimas de tortura e agressões. Além disso, os criminosos usaram spray de pimenta e bombas de efeito moral contra as mulheres e crianças que vivem na área.

Um vídeo feito por uma das vítimas mostra dezenas de motocicletas jogadas no chão, danificadas pela ação dos criminosos.
Em um Boletim de Ocorrência (BO) feito pelos trabalhadores, as vítimas relatam que os funcionários da BFF, antiga Biopalma, invadiram o local usando caminhões tipo contêiner, além de um ônibus. Quando questionados se haviam algum mandado para entrar na área, os mesmos desceram dos veículos fortemente armados, atirando contra os agricultores. Eles ainda teriam dito em voz alta que foram instruídos a “matar” quem estivesse na localidade.
Segundo informações obtidas pela reportagem, a empresa BFF desde que comprou a Biopalma vem tentando obter direitos sobre a terra onde os trabalhadores residem e já teve pelos menos três pedidos judiciais negados. Agora, a empresa vem tentando intimidar e expulsar os moradores a força.
A reportagem entrou em contato com a Polícia Civil e com a empresa Brasil Bio Fuel e aguarda posicionamento.







