Pazuello altera previsão de novo e diz que Brasil terá, no fim de março, entre 25 e 28 milhões de doses de vacina

8 de março de 2021 at 22:42

Previsão já chegou a 46 milhões e foi alterada para 30 milhões no último sábado.

Por G1 Rio

08/03/2021 14h27  Atualizado há 7 minutos


Pazuello — Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Pazuello — Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta segunda-feira (8) que o Brasil deve ter até o fim de março entre 25 e 28 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19.

É o quarto prazo diferente dado pelo ministério ou pelo ministro. Em fevereiro, a previsão era ter 46 milhões de doses até o final de março; depois, a estimativa foi reduzida para 38 milhões de doses. No sábado, o número caiu para 30 milhões.

“Nosso objetivo é ter em março, próximo aí a 25 milhões, 28 milhões de doses já realmente entregues para que a gente cumpra o Plano Nacional de Imunização”, disse Pazuello nesta segunda, em cerimônia na Fiocruz.

Ministério da Saúde afirma que Pfizer vai antecipar a entrega de milhões de doses até junho

Ministério da Saúde afirma que Pfizer vai antecipar a entrega de milhões de doses até junho.

Nesta segunda, Pazuello explicou os ajustes na previsão e afirmou que o laboratório Serum, da Índia, vem atrasando a entrega.

“Não foi entregue o quantitativo de IFA contratado para a produção de 15 milhões de doses em janeiro. Então a Astrazeneca nos forneceu a entrega de 12 milhões de doses prontas, que seriam do laboratório indiano Serum. E esse laboratório vem fazendo uma postergação da entrega. Então, até agora vieram quatro milhões – ainda faltam oito. Nessa negociação, vamos ter que fazer uma pressão política, diplomática e até pessoal nossa com a Astrazeneca cobre do Laboratório Serum, para que ele cumpra a entrega dos oito milhões que faltam”.

“Neste momento, a Índia, como país, dificultou o processo porque ela proibiu a exportação”, acrescentou.

“Vamos ter que fazer uma pressão política, diplomática e até pessoal nossa para que a Astrazeneca cobre do Laboratório Serum, para que ele cumpra a entrega dos oito milhões que faltam. Os país no mundo estão variando com suas posições diplomáticas e posições comerciais porque o troço ele realmente é instável”, disse o ministro.

“Então, é por isso que nós estamos falando de produção nacional, porque se nós não tivermos uma produção nacional como temos hoje no Butantan e na Fiocruz, nós não vamos ter condição de vacinar em massa o nosso país”.

Wellington Dias, governador do Piauí e representante do Fórum Nacional dos Governadores, afirmou que um novo calendário “de regras, segurança e eficiência” de vacinas está sendo elaborado com a Avnisa.

“Já está em andamento. Amanhã teremos uma nova agenda com a Fiocruz e a Anvisa. E temos esperança de liberar essa semana uma autorização, não mais uma autorização emergencial, mas um procedimento que permite o registro definitivo da AstraZeneca desse processo aqui na Fiocruz.”

Cronograma atualizado do Ministério da Saúde

Março

  • 3,8 milhões de doses da Astrazeneca/Oxford, produzidas pela Fiocruz.
  • 23 milhões e 300 mil doses da Coronavac/Sinovac, do Butantan
  • 2,9 milhões da Astrazeneca/Oxford, do consórcio Convax Faciliy, coordenado pela OMS.