Rede aciona STF para que Anvisa apresente registro da Coronavac em 72 horas
Por Congresso Em Foco congressoemfoco
![O governador paulista João Doria e o senador Randolfe Rodrigues falaram com a imprensa nesta quarta-feira (21) sobre a decisão de Jair Bolsonaro não autorizar compra da Coronavac [fotografo] Divulgação assessoria Randolfe Rodrigues[/fotografo]](https://i0.wp.com/static.congressoemfoco.uol.com.br/2020/10/WhatsApp-Image-2020-10-21-at-18.45.12-750x430.jpeg?resize=640%2C367&ssl=1)
Rede acionou STF
O partido Rede Sustentabilidade apresentou nesta segunda-feira (11) uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) entregue em 72 horas o registro da Coronavac. A substância é produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com o laboratório chinês Sinovac Life Science. A Anvisa trabalha com um prazo de dez dias para dar o parecer sobre o uso da vacina a partir da data de recebimento da solicitação, que aconteceu na sexta-feira (8).
A Coronavac é objeto de disputa política entre o presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). O presidente já afirmou mais de uma vez que o governo federal não iria adquirir doses dessa vacina e fez críticas ao tucano, o acusando de aproveitar o imunizante politicamente para ser candidato a presidente em 2022.
Na apresentação sobre os resultados dos testes, o Instituto Butantan informou que a vacina teve uma eficácia de 78% no Brasil. Para casos graves e moderados, a eficácia foi de 100%. Ou seja, nenhum dos vacinados na fase de testes desenvolveu casos graves da doença.







