Abel Figueiredo

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

Previsão do Tempo

Mapa do Município

Bandeira Municipal

Histórico

Seu nome pertencia a um ex-político da região. Abel Figueiredo foi deputado de São João do Araguaia, município ao qual um dia pertenceu Abel Figueiredo, um dos mais "novos" municípios do sudeste do Pará.

O núcleo habitacional nasceu em 1964, a partir da rodovia PA-070. A construção da estrada atraiu centenas de pessoas, a maioria imigrantes nordestinos. Talvez daí se explique uma das características de Abel Figueiredo: a falta de manifestações culturais próprias. A mais importante e que, aliás, é comum em cidades da Amazônia, é a cultura religiosa, expressa por Abel Figueiredo no Círio de Nossa Senhora da Conceição, em dezembro.

Retomando sua história: aquele núcleo ficou sob jurisdição de São João do Araguaia até 1968. Dezenove anos depois, em 1987, virou um distrito de Bom Jesus do Tocantins e assim ficou por quatro anos até se emancipar em 1991. Já independente, Abel Figueiredo ficou com uma área de 623,09 km², uma das menores dos 143 municípios paraenses.

Economia e Lazer

Localizada a 731 km de Belém, o município de quase seis mil habitantes tem na agricultura e na pecuária sua principal atividade econômica. A produção de arroz, o cultivo de pimenta-do-reino e a criação de gado de corte e leiteiro são algumas das fontes de recursos. O comércio também é bastante dinâmico na região. Com a energia elétrica mantida 24 horas por dia pela Hidrelétrica de Tucuruí, Abel Figueiredo faz do comércio um dos setores mais ativos de sua economia.

Porém, é no setor industrial, mais precisamente na indústria madeireira, que o município gera receita. A exploração e o beneficiamento de espécies típicas da Amazônia, como freijó, angelim-pedra, angelim-vermelho, ipê, muiracatiara, cedro manso, jatobá, tatajuba, faveira, camaru e sucupira atraem compradores do nordeste, sul e sudeste do Brasil, como de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Ceará, além do exterior. Empresários dos EUA, Europa (principalmente da França) e até da África procuram os produtos feitos pelas muitas serrarias espalhadas por Abel Figueiredo.

O município desponta também para outro setor da economia: o turismo. No km 92, da PA-070 (onde surgiu), está o maior atrativo natural da região: as Prainhas 1 e 2, do chamado Rio 92. Durante o verão amazônico, que vai de julho a novembro, o local é verdadeiramente adorado pelos moradores e turistas, que fazem do rio de águas escuras e geladas o principal ponto de lazer de Abel Figueiredo.

Contagem da População 2007 6.592
Área da unidade territorial (km²)

614

 

Geografia

Clima: Equatorial superumido

Mesorregião: Sudeste Paraense

Microrregião: Paragominas

Altitude: Dado não disponível

Latitude: - 04,5713 graus e decimais de graus

Longitude: - 48,23363 graus e decimais de graus

Clima no Pará

Folha de S. Paulo

Ouça a Rádio @lvo