Santarém será a sede do governo do Estado até sábado

20 de março de 2019 at 11:03

De hoje (20) até sábado (23) o município de Santarém, no Oeste paraense, será a capital do Estado. A sede administrativa do Governo do Pará será transferida temporariamente para a cidade. A medida faz parte do Programa Governo Por Todo o Pará, cujo objetivo é aproximar a gestão estadual da população de todo o Estado.

“Vamos visitar diversas cidades, fazer plenária para discutir o plano plurianual, inaugurar obras, visitar obras em andamento”, afirma o governador Helder Barbalho. “Vamos liberar os recursos para a retomada das obras do Hospital Materno Infantil, que vai atender Santarém e toda a região. Será uma agenda de presença de governo, para que as pessoas possam ter a consciência e absoluta certeza de que daqui pra frente é governo presente para cuidar das pessoas e cuidar da nossa gente”, complementou Helder, em vídeo divulgado em seu Twitter.

A programação começa às 10h de hoje, quando o governador fará o lançamento oficial da ação em cerimônia no auditório do campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Após o ato de instalação do Governo por Todo o Pará, Helder se reúne com representantes das prefeituras e câmaras municipais de municípios das regiões do Xingu, Baixo Amazonas e Tapajós.

Ao longo dos quatro dias de programação, o chefe do Executivo ainda tem encontros com o procurador-geral de Justiça do Estado, Gilberto Martins, e com promotores de Justiça do Baixo Amazonas. Uma sessão especial da Assembleia Legislativa será realizada amanhã (21), às 15h, no auditório da Uepa.

PPA

Dando voz à população que vive na região do Baixo Amazonas, também amanhã ocorre a primeira audiência pública de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, um dos principais instrumentos de planejamento do Estado, na medida em que estabelece as diretrizes, os investimentos estratégicos e as ações estruturantes que servirão de norte para a atuação do governo nos próximos quatro anos.

Uma série de serviços serão oferecidos aos cidadãos por meio da Ação Cidadania do Programa ParáPaz em parceria com outros órgãos do Estado, com emissão de documentos, orientação jurídica, doação e coleta de sangue, serviços de saúde, palestras e atividades culturais. Os serviços ficarão concentrados na Escola Madre Imaculada.

Na pauta, vistorias e inaugurações      

Até sábado, serão entregues obras importantes para a região, como a inauguração do Ginásio Poliesportivo do 3º BPM Sargento Kenedy, em Santarém; da agência do Banpará em Porto de Moz; e a entrega da reforma e ampliação da Escola Estadual Everaldo Martins no município de Trairão. Helder ainda participa da inauguração do PrevBarco II, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e do lançamento do Projeto de Turismo do Sebrae para região do Baixo Amazonas.

O governador também fará visitas técnicas ao Hospital Regional do Baixo Amazonas e ao Estádio de Futebol Barbalhão. Da mesma forma, as obras do Ginásio Poliesportivo de Santarém, do Terminal Hidroviário de Santarém e do Hospital Regional de Itaituba serão fiscalizadas. (Com informações da (Agência Pará)